Cidades

NOVA MAIS PROMISSORA

Vacina chinesa contra Covid-19 terá eficácia medida a partir de outubro

Depois que testes com produto britânico pararam, Coronavac passou a ser nova aposta

Continue lendo...

Com a suspensão dos testes da vacina de Oxford contra Covid-19, a chinesa Coronavac tornou-se a principal aposta para imunizar a população contra a doença pandêmica. Em coletiva de imprensa, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a fase 3 de testes no Brasil segue sem intercorrências e que a análise de eficácia deve começar em outubro.

“Havendo comprovação da eficácia, a vacina poderá ser registrada pela Anvisa e, em seguida, disponibilizada ao Ministério da Saúde. Em dezembro o Butantan terá 46 milhões de doses disponíveis para o Ministério da Saúde dar início ao programa de imunização. Entendo que esta é uma perspectiva realista”, disse Covas.

No decorrer de setembro, todos os 8.870 voluntários já terão tomado as duas doses do produto. Até agora, metade já foi vacinada em caráter experimental. 

A Sinovac Biotech (fabricante do imunizante) informou no começo da semana que os resultados das fases um e dois do ensaio clínico indicaram que a resposta imunológica é mais fraca entre os idosos, já que 98% dos voluntários realmente tiveram alguma proteção contra o novo coronavírus. Segundo informações da Agência de Fomento à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), o grupo com pessoas acima de 60 anos tinha 421 pessoas.

“A notícia é muito boa, na verdade. Com uma dose intermediária, que é a que estamos usando no ensaio clínico de fase 3, 98% dos idosos desenvolveram anticorpos suficientes para neutralizar o vírus. Com uma dose mais alta o índice chegou a 99%. É um resultado superior a outras vacinas. A da influenza não chega a 90%, por exemplo”, comparou Covas.

O produto da Sinovac Biotech utiliza uma tecnologia já conhecida na fabricação de vacinas. A Coronavac é feita com vírus inativados, de modo a induzir o organismo a produzir uma resposta imune.

Já a de Oxford tem uma tecnologia recente, até então observada somente na vacina contra Ebola. Ela age no “spike” do coronavírus, que são aquelas estruturas em forma de tentáculos que ele tem (como é possível observar nas imagens computadorizadas divulgadas pela mídia).

Ao invés de pegar o vírus inteiro e injetá-lo no organismo, a imunização em análise leva o spike através de um vetor viral. Isso é apresentado ao organismo, que faz uma resposta imune com anticorpos protetores.

O produto britânico era considerado o mais promissor até um paciente do Reino Unido apresentar uma grave reação depois de tomar uma das doses, paralisando os estudos em todo o mundo até que se esclareça se o problema foi realmente causado pela vacina.

luto

Renato Tommaso, baixista do Jota Quest, morre aos 54 anos

A causa da morte não foi divulgada

30/12/2024 12h00

Continue Lendo...

Renato Tommaso, baixista do Jota Quest, morreu aos 54 anos no domingo (29). A causa da morte não foi divulgada.

A notícia foi divulgada nas redes sociais da banda. "Não temos palavras para expressar toda a dor e tristeza que estamos sentindo agora. Difícil daqui pra frente fazer um show e não lembrar de você meu amigo!", diz a postagem.

Rogério Flausino também lamentou a morte do amigo em seu perfil. "Nossos mais profundos sentimentos pela triste e prematura partida do querido amigo e parceiro de caminhada", diz a postagem.

Renato Tomasso era integrante do Jota Quest havia 18 anos. "Grande músico e profissional gigante que esteve conosco nestes últimos 18 anos, fosse na estrada, nos estúdios ou nos palcos, se dedicando ao máximo e vivendo com a gente lado a lado, momentos sempre muito especiais", escreveu Rogério Flausino.

O músico deixa a esposa e uma filha. Renato era casado com Dani Tommaso há 29 anos. Eles têm uma filha, a arquiteta Renata, de 26 anos. A filha também lamentou a morte do pai: "Até as saudades, que vão ser eternas, não se comparam ao meu amor por você, papai. Descanse em paz, nos vemos um dia", escreveu no Instagram. 
Velório acontece nesta segunda-feira (30) em Belo Horizonte. O funeral acontece entre as 13h e as 16h na sala 2 do Cemitério da Saudade. O sepultamento está marcado para as 16h30, no mesmo local.

Por: FOLHAPRESS

Previsão

"Ano Novo" deve ser chuvoso em Mato Grosso do Sul

São esperadas chuvas diárias de mais de 40 mm entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro

30/12/2024 11h45

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A semana deve ser típica de verão em Mato Grosso do Sul, com sol seguido de aumento de nebulosidade e possibilidade para pancadas de chuvas.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), pontualmente podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, datas em que são esperados mais de 40 mm/24h.

Sendo assim, há probabilidade da virada do ano ser celebrada de baixo de chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul.

"Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a Argentina, aliado ao transporte de calor e umidade. Ainda, o aquecimento diurno e deslocamento de cavados em médios níveis da atmosfera favorecem a formação de instabilidades atmosféricas no estado de Mato Grosso do Sul", explica o Cemtec.

De segunda (30) a quinta-feira (2 de janeiro de 2025) estão previstas temperaturas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 29-34°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22-26°C e máximas entre 29-37°C.

Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 30-33°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 22-24°C e máximas entre 29-32°C.

Os ventos atuam do quadrante norte (norte/nordeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira a previsão diária do Cemtec para cada região do estado:

Fonte: Cemtec.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).