Cidades

TRÊS LAGOAS

Assaltantes morrem em tiroteio com a polícia depois de ataque à empresa e a um rancho

Assaltantes morrem em tiroteio com a polícia depois de ataque à empresa e a um rancho

RÁDIO CAÇULA

09/01/2012 - 21h30
Continue lendo...

Dois bandidos morreram na tarde dessa segunda-feira (09), após trocarem tiros com a ROTAI (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) depois de um confronto, em uma estrada vicinal na BR 158, nas proximidades de um local conhecido como “Galpão”.

De acordo com informações da polícia, depois de roubarem um Honda Civic, em uma empresa no Jardim das Paineiras, seis bandidos fugiram pela BR 158. Durante a fuga eles invadiram um rancho, agrediram o caseiro do local com uma coronhada e roubaram alguns pertences.

Logo após, dois bandidos, sendo que um deles estava em uma motocicleta e o outro no Honda Civic roubado, tentaram roubar uma camionete em uma estrada vicinal, sendo flagrados por uma equipe da Patrulha Rural. Os patrulheiros tentaram abordar os criminosos, porém eles empreenderam fuga pela estrada vicinal, sentido Três Lagoas.

Em determinado momento, nas proximidades de um local conhecido como “Galpão”, os bandidos se deparam com uma equipe da ROTAI (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) e abriram fogo contra os policiais. Durante a troca de tiros, os dois bandidos foram baleados.

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros foram acionados, porém os criminosos já estavam mortos.

A Perícia Técnica esteve no local e as primeiras informações dão conta de que os dois foram identificados como Bruno, sendo que um deles seria conhecido como “Bruno Sorriso”.

A polícia recebeu denúncias de que os outros bandidos estariam escondidos em um sítio denominado “Rancho Riviera”. A Polícia Militar, a P2 (Serviço Reservado da Polícia Militar) e a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) realizam diligências para localizar os criminosos.

Four hundred

Organização presa com uma tonelada de cocaína atuava em Ponta Porã

Grupo era especializado em tráfico internacional e lavagem de dinheiro

29/11/2024 14h30

Montante apreendido durante operação

Montante apreendido durante operação Divulgação

Continue Lendo...

Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (29), pela Polícia Federal, a Operação "Four Hundred", que desarticulou uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

A ação, que teve como epicentro a cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, também se estendeu a outras localidades como Cascavel, Bauru, Jaú e Reginópolis.

Ponta Porã foi identificada como o ponto de partida das operações do grupo criminoso. A localização estratégica da cidade na fronteira com o Paraguai facilitava o transporte de drogas para diversos estados brasileiros, utilizando caminhões com fundos falsos como método principal de distribuição.

No entanto, embora a base operacional fosse em Ponta Porã, a liderança da organização estava estabelecida em Cascavel, Paraná. Um casal, comandava o esquema criminoso, ostentando nas redes sociais um estilo de vida luxuoso financiado pelos lucros do tráfico.

As investigações revelaram que o grupo movimentou cifras milionárias em contas bancárias, além de adquirir diversos imóveis, caminhões e veículos de luxo.

Cocaína

Durante a investigação, que teve início em junho deste ano, a Polícia Federal conseguiu interceptar três carregamentos significativos de cocaína, que somados totalizam aproximadamente uma tonelada da droga:

  • 432 kg em Jaú, São Paulo
  • 233 kg em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul
  • 332,6 kg em Paiçandu, Paraná

Ações judiciais

Para conter as ações do grupo, o Juízo da 4ª Vara Federal Criminal de Cascavel tomou algumas medidas:

  1. Expedição de mandados de prisão e busca
  2. Bloqueio de até R$110 milhões nas contas bancárias dos investigados
  3. Sequestro de 16 imóveis e 19 veículos pertencentes à organização criminosa

Assine o Correio do Estado

Carteira de Identidade Nacional

Estado abre neste sábado (30) 2,1 mil vagas diárias para emissão do Novo RG

Agendamento pode ser feito pela internet, confira o passo a passo

29/11/2024 14h00

Reprodução

Continue Lendo...

Assim como todo dia 30, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) abre neste sábado novas vagas para a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional. 

Segundo a pasta, são disponibilizadas 2.100 vagas diárias para atendimentos, sendo 800 na capital e 1.300 nos 78 municípios do interior do estado.

A inscrição pode ser feita através do site da Sejusp. Caso as vagas estejam esgotadas, é possível procurar diretamente um posto de identificação para verificar a possibilidade de encaixe, bastando comprovar a necessidade do atendimento. Tal medida é recomendada apenas para casos de urgência, quando o agendamento online não puder ser feito.

Confira o passo a passo para emitir o 'Novo RG':

As pessoas devem agendar de forma online a emissão pelo link: http://servicos.sejusp.ms.gov.br. Cofira o passo a passo:

  • Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br;
  • Clique em 1ª ou 2º emissão do RG;
  • Selecione um posto de atendimento mais perto de sua residência;
  • Escolha o melhor dia e horário;
  • Preencha os campos obrigatórios;
  • Digite os caracteres de segurança;
  • Confira se o protocolo com o agendamento chegou no e-mail cadastrado.

Documentos necessários

É necessário ter em mãos, na data marcada, os seguintes documentos obrigatórios:

  • CPF;
  • Certidão de Casamento/Divórcio ou Certidão de Nascimento;

Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.

Validade

O prazo de validade da Carteira de Identificação Nacional (CIN) varia conforme faixa etária, sendo:

  • De 0 a 12 anos - validade por 5 anos;
  • De 12 a 60 - a validade por 10 anos;
  • A partir de 60 anos - a validade por tempo indeterminado.

Regras

A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. 

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.  

A CIN é emitida nos modelos em papel e policarbonato (plástico), além do formato digital, que fica disponível no aplicativo GOV.BR

As mudanças no Carteira de Identidade Nacional foram solicitadas com o objetivo de promover mais cidadania e respeito às pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (LGBTQIA+) e fazem parte do compromisso do governo federal com políticas públicas voltadas a esse público.

Vantagens do Novo Documento

O novo RG digital unifica o número do CPF como registro geral de identificação e inclui informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo e dados sobre doenças.

O documento possui um QR Code que pode ser lido por dispositivos apropriados, permitindo a validação eletrônica de sua autenticidade. Além disso, o novo RG adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o Machine Readable Zone (MRZ), reduzindo a probabilidade de fraudes.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).