Cidades

CORUMBÁ

Bombeiros capturam macaco bugio no bairro Aeroporto

Bombeiros capturam macaco bugio no bairro Aeroporto

DIÁRIO ONLINE

25/08/2011 - 08h21
Continue lendo...

O Corpo de Bombeiros de Corumbá capturou um macaco da espécie bugio ontem (24), no bairro Aeroporto. De acordo com a Central de Operações do 3º Grupamento, o macaco foi capturado após aparecer nas proximidades de uma casa na rua Duque de Caxias com Marechal Floriano.

O animal estava ferido, parecia ter sido alvo de pedradas, e foi entregue aos cuidados da Polícia Militar Ambiental (PMA). Um segundo macaco, da mesma espécie, que também apareceu naquela localidade, conseguiu fugir dos bombeiros.

Um animal que também pertence à fauna do cerrado é o macaco bugio. É um primata do gênero Alouatta. O animal pesa em média 9 kg, sua cauda chega a medir 80 cm e seu corpo chega a 70 cm de comprimento. Possui uma vasta barba e por isso também é conhecido como "macaco barbado".

Existem 8 espécies desse animal desde o México até a Argentina. Seu habitat pode variar de florestas úmidas a cerrados e caatingas. Vive principalmente nas árovres a 10 ou 20 metros de altura onde se equilibra com auxílio de sua grande cauda. A espécie que habita o Brasil é conhecida como Alouatta Fusca.

Os bugios andam em bandos de até 15 macacos, sem distinção de sexo ou idade e seus hábitos são diurnos. Alimentam-se de folhas, frutos, brotos, flores, caules e trepadeiras. A gestação dura de 185 a 195 dias, nascendo 1 filhote a cada vez. A fêmea carrega o filhote até 20 meses, quando ele é desmamado e integrado ao grupo para sair em busca de alimento.

O bugio (também conhecido por guariba, barbado ou macaco-uivador) está entre os maiores primatas neotropicais. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata.

ALERTA

Procon-MS alerta para mensagens falsas usando o nome da instituição

A orientação da instituição, é para que não se clique em links desconhecidos

06/04/2025 17h30

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

O Procon de Mato Grosso do Sul veio a público para alertar consumidores e fornecedores sobre golpes que estão sendo aplicados, utilizando o nome da instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).

Conforme o órgão, golpista estão enviando notificações por e-mail ou por aplicativos de mensagens, informando a abertura de uma denúncia ou reclamação. Em seguida, fica disponível um link para supostamente "verificar autos", conteúdo que pode causar danos ao destinatário, devendo ser denunciado e apagado.

A instituição orienta que não se clique em links desconhecidos, já que os golpistas estão utilizando essa prática para enganar as pessoas, sugerindo acesso sobre denúncias ou reclamações e redirecionando-as para páginas falsas na internet.

O Procon reforçou que, as mensagens que realmente são enviadas pela instituição, utilizam o domínio "@procon.ms.gov.br" ou o telefone fixo (67) 3316-9800.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem recorrer ao atendimento pelo disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800. Também é possível denunciar a ocorrência de golpes enviando a cópia do e-mail para cartorio@procon.ms.gov.br.

Assine o Correio do Estado.

 

DENGUE

MS registra 2,4 mil casos de dengue em três meses

O Estado já contabiliza 7 mortes e outras 6 seguem em investigação

06/04/2025 17h00

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES/MS - (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira (04), de janeiro a março, Mato Grosso do Sul já registrou um total de 2.445 casos de dengue.

Ainda conforme o documento, o Estado já contabiliza sete mortes e outras seis seguem em investigação. Nos últimos 14 dias, os municípios de  Aparecida do Taboado e Figueirão foram os que registraram maior aumento nos casos confirmados.

As mortes registradas ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã e Coxim.

O boletim ainda mostrou que, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde o equivalente a 241.030 doses do imunizante contra a doença. Desse número, 201.349 já foram aplicadas no público alvo. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Até o momento, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue.

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).