Não são só os doces, massas e refrigerantes que estão na mira dos cientistas que estudam os fatores motivadores da obesidade mundial. Agora, até o shampoo está sendo apontado como uma das causas do ganho de peso, segundo informa o jornal britânico Daily Mail desta sexta-feira (1).
Um estudo recente sugere que a química usada em muitos produtos para o cabelo pode influenciar neste sentido. A investigação foi feita por médicos de uma clínica médica em Nova York, que acreditam que o ftalato, substância encontrada em cerca de 70% dos shampoos, cosméticos e sabonetes, pode contribuir para o ganho de alguns quilinhos a mais.
De acordo com o estudo, a substância pode causar danos ao sistema que controla naturalmente o peso corporal, confirmando algumas pesquisas anteriores acerca do tema.
A pediatra Maida Galvez, uma das profissionais envolvidas, disse que a descoberta servirá para que os cientistas explorem a forma como essas substâncias agem. Ela acredita que, ainda que representem um papel pequeno no quadro da obesidade, trata-se de uma "exposição evitável". Como alternativa, os especialistas indicam o uso de produtos orgânicos, livres de fragrâncias.