Cidades

SOCIAL

Regulamentação da profissão de cuidador de idosos é aprovada no Senado

Regulamentação da profissão de cuidador de idosos é aprovada no Senado

DA REDAÇÃO

12/09/2012 - 17h30
Continue lendo...

Os profissionais que, à época de entrada em vigor da nova lei que resultar da proposição, trabalharem na função há pelo menos dois anos serão dispensados da exigência de conclusão de curso de qualificação.

As funções do cuidador de pessoas idosas incluem auxílio na realização de rotinas de higiene pessoal e de alimentação; cuidados preventivos de saúde e auxílio na mobilidade; e apoio emocional e para convivência social.

O profissional pode atuar no domicílio do idoso, em instituições de longa permanência, hospitais ou até mesmo em eventos culturais e sociais. Quando as atividades forem realizadas na residência, o contrato de trabalho seguirá regras válidas para o empregado doméstico.

O projeto ainda prevê que União, os estados e os municípios deverão integrar cuidadores de pessoa idosa às equipes públicas de saúde e de assistência social.

Demanda

Na justificação do projeto, Moka argumenta que o envelhecimento da população brasileira gera demanda cada vez maior pelo trabalho do cuidador de idoso.

"Mantidas as atuais tendências demográficas, em 2050, o Brasil contará com 63 milhões de idosos ou 172 idosos para cada 100 jovens. Em um quadro demográfico tendendo acentuadamente ao envelhecimento, cresce exponencialmente de importância o trabalho do cuidador de idoso", destaca o senador.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) informou que são 12 milhões de pessoas idosas no Brasil, o que exige a criação da nova profissão. Os profissionais, disse a senadora, vão propiciar qualidade de vida às pessoas mais velhas.

O relatório informa que existem hoje no Brasil mais de 200 mil cuidadores de idosos, sendo apenas 10 mil com carteira assinada. Essa situação, ressaltou a relatora, revela a necessidade de uma lei para regulamentar a profissão e, assim, incentivar a formalização de contratos.

Atividade
O senador Paulo Davim (PV-RN) destacou que a profissão de cuidador de idoso não invade a prerrogativa de outras áreas, como a de enfermagem.

Já Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o projeto de Moka mudará inclusive o nome do Estatuto do Idoso para Estatuto da Pessoa Idosa. "É um projeto muito importante e que ditará os rumos das políticas públicas para essa parcela da sociedade", observou.

A presidente da Sociedade Brasileira de Geriateria e Gerontologia, Nezilour Lobato Rodrigues, manifestou apoio à aprovação do projeto durante a discussão da matéria, segundo informou a senadora Ana Amélia (PP-RS).

Cidades

MS registra primeira morte por Covid-19 do ano

Vítima tinha 65 anos, era portadora de pneumopatia crônica e residia em Bataguassu

14/01/2025 11h15

Reprodução

Continue Lendo...

No dia 4 de janeiro, Mato Grosso do Sul registrou a primeira morte por Covid-19 de 2025. Além disso, nos primeiros dias do ano, apenas dois novos casos foram confirmados, ambos em Campo Grande. Os dados são do Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na última segunda-feira (13).

A vítima era uma mulher, de 65 anos, residente de Bataguassu. A doença foi notificada no dia 30 de dezembro, e ela morreu menos de uma semana depois.

Em 2024

O fim da pandemia da Covid-19 foi declarado no dia 5 de maio de 2023, por meio de um comunicado da Organização Mundial de Saúde, após 3 anos e 3 meses de emergência global. O vírus, no entanto, não parou de contaminar e fazer vítimas em todo o mundo.

Em 2024, segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no dia 19 de dezembro, 131 pessoas morreram vítimas da doença em Mato Grosso do Sul, número que representa uma queda de 40% se comparado com o ano anterior, e 11.858 casos foram confirmados.

Comparativo

O número de vítimas da doença teve queda de 40% neste ano se comparado com o ano passado, quando 219 pessoas morreram. Em comparação com 2022, a redução é mais expressiva ainda, de 89%.

Quanto ao número de casos, a queda foi de 59,4% em 2024, frente aos 29.277 casos de 2023.

Relembre os números registrados nos anos anteriores:

 

Vacina

A orientação das autoridades é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a Covid-19 e outras doenças.

Se atente aos sintomas!

É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito

Transmissão

O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:

  • Tosse
  • Espirro
  • Catarro
  • Apertos de mão
  • Contato pessoal próximo
  • Contato com objetos contaminados

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:

  • Vacinação contra Covid-19
  • Uso de máscara
  • Uso de álcool gel
  • Lavagem das mãos com água e sabão
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Não compartilhar objetos pessoais
  • Ventilar ambientes
  • Evitar aglomerações e espaços fechados

Assine o Correio do Estado.

TURISMO

Morro do Paxixi pode ganhar teleférico em Aquidauana (MS)

Ideia é que o teleférico ligue o topo do Morro Paxixi a outro morro localizado na UEMS, próximo a MS-450 (Estrada Parque de Piraputanga)

14/01/2025 10h45

MS-450, Estrada Parque de Piraputanga

MS-450, Estrada Parque de Piraputanga Foto: Álvaro Rezende

Continue Lendo...

Morro do Paxixi, badalado e famoso ponto turístico em Aquidauana (Mato Grosso do Sul), pode ganhar teleférico nos próximos meses ou anos.

A ideia é que o teleférico ligue o topo do Morro Paxixi a outro morro localizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Câmpus Aquidauana, próximo a MS-450 (Estrada Parque de Piraputanga). Veja o vídeo do possível teleférico no fim desta matéria.

O objetivo é fomentar o turismo na região, proporcionar uma vista privilegiada da fauna e flora do Pantanal Sul-mato-grossense e promover o acesso facilitado ao patrimônio natural.

Para implantação e administração do teleférico, será necessário uma parceria público-privada (PPP), que é um contrato entre o poder público e uma empresa privada para a gestão dos serviços públicos.

Se sair do papel, este será o primeiro teleférico turístico da história de Mato Grosso do Sul.

Teleférico é um meio de transporte aéreo por cabo, utilizado para o transporte de pessoas e materiais. Utiliza-se um ou mais cabos para sua sustentação e tração.

Esse tipo de locomoção é comum em áreas montanhosas e proporciona vistas panorâmicas e deslumbrantes em largo horizonte.

Alguns pontos turísticos famosos brasileiros que possuem teleférico são Bondinho do Pão de Açúcar (RJ), Parque Unipraias em Balneário Camboriú (SC), Morro do Elefante em Campos de Jordão (SP), Caxambu (MG), entre outros. A ideia é inovar e trazer esta novidade para Mato Grosso do Sul.

A proposta do teleférico foi apresentada pelo ex-prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) durante o Pantanal Tech 2024, em junho do ano passado, no câmpus da UEMS em Aquidauana, com a presença do governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB).

De acordo com o reitor da UEMS, Laércio Carvalho, a instalação de teleférico na região é um sonho que sairá do papel.

“[Sobre] o nosso teleférico, vocês estão pensando que é um sonho, mas esse sonho pode virar realidade. Olha só que vista maravilhosa. Já pensou você pegar um teleférico aqui, com todo esse ambiente, um restaurante aqui, um vestiário para os nossos ciclistas, para as pessoas que andam por aqui, subir de teleférico até lá em cima, nesse cartão-postal do estado de Mato Grosso, Morro do Paixixi, tendo essa visão maravilhosa tanto de cima quanto de baixo, passando por uma fazenda tecnológica. Teleférico: vamos sonhar com essa parceria público privada aqui em Aquidauana”, disse o reitor em suas redes sociais.

Veja o vídeo do possível teleférico que deve ser instalado no Pantanal:

 

MORRO DO PAXIXI

O Morro do Paxixi é um famoso mirante localizado na região de Aquidauana, a 141 km de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

O acesso ao topo pode ser feito de carro por uma estrada que é pavimentada em algumas partes e de terra em outras. Após chegar ao topo, há uma trilha de apenas 600 metros que leva a dois pontos de observação.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).