A Fundação de Cultura do governo do Estado, em parceria com o Curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, realiza de 10 a 14 de março (segunda a sexta-feira), sempre às 19h, no Museu da Imagem e do Som, a“Mostra Cine Cênico”, que abre a temporada de exibições gratuitas de filmes do projeto CineMIS.
A mostra de março tem curadoria do professor Marcus Villa Góis, da UEMS, e homenageia o Dia Internacional do Teatro (27 de março). Reúne obras, em sua maioria, encenadas em teatro e posteriormente adaptadas ao cinema. Os filmes selecionados apresentam referências a diferentes estilos do fazer teatral.
Entre eles está “A Morte do Caixeiro Viajante”(1985), de Volker Schlöndorff, que faz referência ao realismo psicológico na dramaturgia de Artur Miller enquanto “A Ópera dos 3 Vinténs” (1931), de Georg Wilhelm Pabst, tem ligação com o teatro épico de Bertolt Brecht. Já o filme “A Última Tempestade” (Prospero’s Book - 1991), de Peter Greenaway, é uma livre adaptação da obra de Shakespeare. “Vestido de Noiva” (2006), de Joffre Rodrigues, representa o teatro nacional, especialmente Nelson Rodrigues e “Esperando Godot” (2002), de Mivhael Lindsay-Hogg, traz a referência de Beckett e do teatro do absurdo.
A Mostra Cine Cênico é homônima do projeto de extensão desenvolvido pelo professor Góis na UEMS que visa à exibição e ao debate de filmes relacionados com as práticas teatrais. Dentro do projeto do CineMIS tem o objetivo de propor uma reflexão sobre o mundo contemporâneo por meio do cinema. Em parceria com a academia serão debatidas as relações entre o cinema, o teatro e a representação de diferentes referenciais teatrais.
Na mostra o público poderá conferir Dustin Hoffman interpretando Willy Loman, personagem principal de “A Morte do Caixeiro Viajante” e os cenários pintados por Greenaway adaptados de “A Tempestade de Shakespeare”. O representante nacional na mostra advém da obra de Nelson Rodrigues. “Vestido de Noiva”, cujo texto é de 1943, é um divisor de águas na dramaturgia brasileira. A música original de Kurt Weill, parceiro de Brecht, em“A Ópera dos Três Vinténs”, poderá ser comparada à “Opera do Malandro”, de Chico Buarque. Já a condição humana do pósguerra descrita por Beckett, Prêmio Nobel de Literatura de 1969, será sentida em “Esperando Godot”.
Nesta edição serão convidados professores, psicólogos (em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul –SPMS) e organização de alunos representando o Programa de Integração ao Aluno (Proinca) para debater os filmes. As discussões girarão em torno da estética das obras de cinema, tendo em vista o teatro, a fotografia e os aspectos psicológicos das personagens e das tramas.
A coordenação dos debates será feita pelo curador da Mostra, professor Marcus Villa Góis, que receberá diferentes debatedores de acordo com as afinidades entre as pesquisas desenvolvidas pelos professores e psicólogos convidados.
Serviço
As exibições acontecem de 10 a 14 de março (segunda a sexta-feira), sempre às 19 horas e são gratuitas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para mais informações sobre a programação do museu acesse www.misms.com.br . O e-mail do MIS é [email protected] . Telefone: (67) 3316-9178.
Confira as sinopses e a programação:
10 de março (segunda-feira) - A Morte do Caixeiro Viajante (Death of a Salesman) - Escrita por Arthur Miller, a peça estreou em 1949. A versão desse filme foi dirigida pelo diretor alemão Volker Schlöndorff e foi voltada para a rede de tv americana. É centrado no conflito entre o caixeiro viajante Willy Loman (Dustin Hoffman), seu filho (John Malkovich) e Happy (Stephen Lang). Loman, que passou muitos anos longe, é um mestre da representação e tenta passar a limpo sua vida junto à família. Seu filho, Biff, nunca perdoou o pai por ter traído a mãe dele em uma de suas viagens. Em desafio ao pai, Biff não frequentou a escola e leva a vida fazendo bicos. A busca de reconciliação entre os dois vai levar a muitos conflitos. Diretor Volker Schlöndorff (Drama, 130min, 1985) / Referência: Realismo Psicológico - Artur Miller/ Atores: Dustin Hoffman, Kate Reid, Jonh Malkovich. Debatedores: Christiane Araújo, José Barreto do Santos, Cristina Matogrosso e a psicóloga Debora Alexandre de Jesus.
11 de março (terça-feira) - Vestido de Noiva - Após ser atropelada, Alaíde passa a relembrar os acontecimentos de sua vida. Ela entra em um lugar cheio de mulheres procurando a cortesã Madame Clessi. Mas uma lembrança, que ela não sabe se é verdadeira, pode indicar que o acidente que sofreu foi intencional. Entre delírios e realidades passa a lembrar de seu casamento. Diretor Joffre Rodrigues (Drama, 110min, 2006) / Referência: Nacional, Nelson Rodrigues / Atores: Marília Pera, Simone Spoladore, Letícia Sabatela, Marcos Winter. Debatedores: Carin Louro, Marcos Bessa, Maurício Copetti e a psicóloga Gleda Brandão Coelho Martins Araujo.
12 de março (quarta-feira) - A Última Tempestade (Prospero’s Book) - Recriação da peça "A Tempestade" de William Shakespeare, com Sir John Gielgud no papel de Próspero. Um dos filmes visualmente mais luxuriantes e barrocos de um cineasta que normalmente já é conhecido pela experimentação visual. A literatura se faz dominante, quando os livros são mostrados com enorme detalhismo em sua tipografia, caligrafia e ilustrações extremamente ricas. Estas cenas são sobrepostas às imagens da ação transcorrida ou às de John Gielgud narrando-as. Como na peça, que o roteiro do filme recria, Próspero vive numa ilha com sua filha Miranda, após ter sido banido pelo Rei de Nápoles. Mas o destino faz com que seus inimigos venham a sua ilha, dando início a um romance proibido e a uma série de conspirações e vinganças. Diretor Peter Greenaway (Drama, 120min, 1991) / Referência: Shakespeare, A Tempestade / Atores: John Gielgud, Michel Clark, Isabelle Pasco. Debatedores: Gabriela Salvador, Denise Naschif, Fernandes Ferreira de Souza e a psicóloga Paula Francisca Andrade Mittelstaedt.
13 de março (quinta-feira) - A Ópera dos 3 Vinténs (Die 3 Groschen-Oper) - Em Londres, na virada do século XIX para XX, Mack, conhecido como "Mack Navalha", um bandido da época, casa-se com Polly, sem que o pai dela, Peachum, conhecido como o "Rei dos mendigos", tenha conhecimento. Versão restaurada da famosa adaptação de G. W. Pabst para o lendário musical de Brecht que inspirou Chico Buarque em A Ópera do Malandro. Música de Kurt Weill. O filme foi banido pelo Partido Nazista em 1933 e teve cópias destruídas. Foi restaurado e reconstruído na década de 1960. Diretor Georg Wilhelm Pabst (Musical, 110min, 1931) / Referência: Marxismo, Bertolt Brecht / Atores: Rudolf Forster, Carola Neher, Reinhold Schünzel. Debatedores: Alunos do Proinca e a participação especial de Ligia Marina.
14 de março (sexta-feira) - Esperando Godot (Waiting For Godot) - Adaptação da peça "Esperando Godot" de Samuel Beckett. Escrita em 1952, a peça desperta a atenção três anos depois numa montagem na Broadway. O enredo é de difícil compreensão para o público da época: dois vagabundos esperam infinitamente ao pé de uma árvore por um indefinível Sr. Godot, que jamais comparecerá ao encontro marcado. Os dois dias em que a peça se passa são absolutamente idênticos: a situação permanece a mesma do começo ao fim. Num vácuo dramático que revela uma abertura e originalidade teatrais sem precedentes na história da dramaturgia universal. Por meio dessa parábola, Beckett retrata a solidão e a incomunicabilidade entre os homens, fruto do ceticismo europeu apregoado por muitos autores após a Segunda Guerra Mundial. Dir. Michael Lindsay-Hogg (Drama, 113min, 2001) / Referência: Teatro do Absurdo, Samuel Beckett / Atores: Barry McGovern, Johnny Murphy, Alan Stanford, Stephen Brennan, Sam McGovern. Debatedores: Alunos do Proinca.