Cidades

VIOLÊNCIA

Estudantes protestam contra falta de segurança na UFMS

Estudantes protestam contra falta de segurança na UFMS

ROSANA SIQUEIRA/ EVELIN ARAUJO/LAIS CAMARGO

11/04/2011 - 10h42
Continue lendo...

Uma jovem de aproximadamente 20 anos, acadêmica e estagiária do laboratório de Química, foi violentada hoje por volta das 8h da manhã no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande. A violência ocorreu em uma mata, a cerca de 70 metros da ponte que liga o Teatro Glauce Rocha ao prédio da unidade 10.  O homem não se sentiu intimidado com a  passagem de comando do  10º Batalhão ao tenente-coronel Medeiros, que acontecia no  teatro Glauce Rocha. No local, cerca de 5 viaturas da polícia militar estavam estacionadas e os policiais estavam participando da cerimônia dentro do prédio.

A ocorrência foi confirmada pela UFMS, que deve divulgar uma nota sobre o assunto na tarde de hoje. A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Cristiane Grossi, disse que as roupas íntimas, um jaleco, uma calça jeans, uma bolsa e um tênis da jovem foram encontrados no local, que passou por perícia.

O homem deixou para trás um canivete e um boné marrom. Ela saiu nua do local e foi amparada por um casal que caminhava na ponte. Eles a levaram para o biotério e de lá acionaram policiais do 10ª Batalhão. A jovem está internada no Hospital Universitário. 

Segundo informações da polícia, o rapaz tentou atacar uma estagiária do Instituto Mirim de Campo Grande que trabalha no local. Ela suspeitou do rapaz e conseguiu fugir, momentos antes dele estuprar a jovem de Química.

Protesto

Alunos da universidade organizam protesto em frente à reitoria às 15h30 para exigir mais policiamento dentro da instituição.

 

Descrição

Policiais informaram que o rapaz tem de 20 a 25 anos, é  moreno escuro, tem cerca de 1,80 metro de altura, uma tatuagem tribal na perna e uma no braço. Ele estava com uma bermuda vermelha e uma camiseta azul no momento do crime.  

 

Perigo

Ariane Arce, de 24 anos, também acadêmica de Química, passa pela ponte onde a colega de curso foi abordada todos os dias. Ela disse ao Portal Correio do Estado que agora está com muito medo de passar pelo local. "Eu passo por aqui entre 7h30min e 8h todos os dias e por volta das 18h também. Nunca tem segurança nenhum", diz a acadêmica, que precisa passar pelo local para pegar ônibus na Avenida Interlagos. 

Kit anti HIV

A acadêmica foi atendida no Hospital Universitário e teve acesso a um kit de violência sexual contra adultos e adolescentes, contendo antibióticos contra doenças sexualmente transmissíveis, anti-retroviral de profilaxia de HIV e pílulas do dia seguinte. Ela continuará tomando os medicamentos por aproximadamente um mês, conforme informou a enfermeira  Sandra Maria de Oliveira, do Hospital Universitário. 

Atualizada às 14h21min para acréscimo de informações

Capacitação

Campo Grande sedia Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio

Com inscrições gratuitas, evento vai de terça-feira (26) a quinta-feira (28)

25/11/2024 18h00

Parktec

Parktec Divulgação

Continue Lendo...

A Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio começa nesta terça-feira (26) no Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec-CG). 

O evento, que vai até 28 de novembro, reunirá agentes de tecnologia, representantes de empresas, instituições de ensino e gestores públicos do Brasil.

O evento abordará temas como:

  • Cidades Inteligentes
  • Inovação Aberta
  • Captação de Recursos
  • Fomento em Projetos de Inovação
  • Rota Bioceânica
  • GovTech

Programação

O diretor executivo adjunto da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Matheus Ferreira, abre o ciclo de palestras na terça-feira às 18h30. Em seguida, Álvaro Prata, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e que participou das discussões do Science20 (S20) - grupo de discussões do G20 sobre ciência e tecnologia -, falará sobre inovação e tendências tecnológicas no Brasil.

Programação completa:

26 de novembro

18h30 – 19h00: Credenciamento
19h00 – 19h15: Abertura oficial
19h15 – 19h30: Solenidade com Universidades e Instituições parceiras
19h30 – 20h00: Palestra: Confederação da Agricultura do Brasil
Matheus Ferreira – Diretor Executivo Adjunto
20h00 – 20h30: Palestra: Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)
Álvaro Prata – Diretor-Presidente
20h30 – 21h30: Coquetel

27 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 09h20: Potencializando Ambientes de Inovação
Ricardo Senna – Secretário Executivo da Semadesc
09h20 – 09h40: Fomento à Pesquisa Científica e Inovação em MS
Prof. Dr. Nalvo Franco – Diretor Científico da Fundect
09h40 – 10h20: Coffee break
10h20 – 12h00: Painel: Inovação Aberta e Captação de Recursos
Casos Bayer, Nestlé e outros
12h00 – 14h00: Pausa para almoço
14h00 – 16h30: Painéis sobre Cidades Inteligentes, Marco Legal e Startups

28 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 10h20: Palestras sobre Rota Bioceânica e Conexões Estratégicas
14h00 – 16h30: Painel: Tecnologia e Agronegócio no Mato Grosso do Sul

Como participar

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, podendo ser feitas pelo site do evento. As atividades ocorrerão no Parque Tecnológico de Campo Grande, localizado na Avenida Rachid Neder, 760, bairro Monte Castelo.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais

25/11/2024 17h30

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

A prefeitura de Campo Grande cancelou por meio de edital publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a convocação de 66 candidatos aprovados nos concursos para professor efetivo na Rede Municipal de Ensino (Reme) e profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Entre as anulações, estão cargos como: 

  • anos iniciais – ensino fundamental (3), 
  • arte (1)
  • educação infantil (4)
  • médico ultrassonografista (1), 
  • médico urologista (1), 
  • fonoaudiólogo (2), 
  • assistente de serviços de saúde (35), 
  • técnico de enfermagem (6), 
  • farmacêutico (2), 
  • técnico em saúde bucal (2), 
  • técnico em radiologia (2) 
  • auxiliar em saúde bucal (7)

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais. Com isso, a administração municipal considerou encerradas suas responsabilidades em relação aos convocados.

As anulações incluem vagas do concurso de 2023, que disponibilizou 323 postos para professores, com carga horária de 20 horas semanais e salário inicial de R$ 3.671,07. Também foram anuladas nomeações referentes ao edital de 2019 para profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Confira o edital completo abaixo:

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).