Brasil

bom velhinho

Camboriú veste Papai Noel de verde e amarelo e gera polêmica

A escolha das cores tem sido interpretada por internautas como tentativa de associar a imagem natalina a um apoio velado ao grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro

Continue lendo...

A decoração de Natal de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, gerou debate político nas redes sociais depois que a prefeitura substituiu as cores tradicionais do Papai Noel por verde e amarelo.

A escolha das cores tem sido interpretada por internautas como uma tentativa de associar a imagem natalina a um apoio velado ao grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A cidade é conhecida por ser um dos redutos eleitorais do ex-presidente, tendo registrado ampla votação em sua candidatura.

O atual prefeito do município catarinense é Fabrício Oliveira, do PL. Em nota, a prefeitura disse que o conceito da decoração "busca simbolizar prosperidade e exclusividade".

O monumento em verde e amarelo foi erguido na praça Almirante Tamandaré, na Praia Central, uma das principais da cidade.

A figura aparece em vídeos divulgados no perfil oficial da prefeitura, que também mostram outras representações do Papai Noel nas cores tradicionais no local. Segundo o município, as cores foram escolhidas para transmitir valores associados ao potencial turístico da cidade e ao resgate de memórias infantis.

Por causa da nova roupagem, internautas apelidaram o boneco natalino de "Papai Noel patriota".

Um usuário da rede social X (ex-Twitter) disse que o bom velhinho vestido como "um autêntico patriota" é ridículo.
Outros elogiaram: "Eu amei esse Papai Noel patriota. Sem o vermelho ficou lindo".

Em 2022, mesmo derrotado pelo presidente Lula (PT), o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro obteve 74,5% dos votos válidos em Balneário Camboriú.

Considerado um dos principais polos bolsonaristas, o município elegeu em outubro como vereador mais votado o filho mais novo do ex-presidente, Jair Renan Bolsonaro, 26, também do PL.

Em julho, a cidade sediou o evento CPAC Brasil (Conservative Political Action Conference), cúpula da direita radical sul-americana que contou com a participação do presidente da Argentina, Javier Milei, e do ex-candidato à presidência do Chile,

José António Kast, derrotado por Gabriel Boric em 2021, além do próprio Bolsonaro.
Também participaram o filho do ex-presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

A cor vermelha tradicionalmente usada nas decorações natalinas também foi substituída no shopping Beiramar, na capital Florianópolis. Imagens que circulam na internet mostram um Papai Noel usando roupas nas cores branca e dourado, e internautas questionaram se haveria razões políticas.

Em comunicado, o shopping negou a relação com questões partidárias. "Toda a decoração, assim como a comunicação da campanha Doce Natal, segue a paleta de cores candy, que tem a predominância de cores suaves, delicadas, em tons pastéis", afirmou o shopping que disse estar tomando medidas legais para combater as fake news.

(Informações da Folhapress)

Brasil

Candidatos podem se inscrever no Revalida de 27 a 31 de janeiro

Prova para médicos formados no exterior serão aplicadas em 23 de março

23/01/2025 21h00

Candidatos podem se inscrever no Revalida de 27 a 31 de janeiro

Candidatos podem se inscrever no Revalida de 27 a 31 de janeiro MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Continue Lendo...

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2025 podem ser feitas a partir de segunda-feira (27) e se estendem até as 23 horas e 59 minutos de 31 de janeiro, no horário de Brasília.

O edital da edição 2025/1 do Revalida foi publicado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

A inscrição para a primeira etapa deve ser feita online pelo Sistema Revalida e custa R$ 410. O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado pela Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até 5 de fevereiro, em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

No período da inscrição, o participante deve informar se precisa de atendimento especializado. Nesse caso, será necessário anexar, no Sistema Revalida, a documentação legível que comprove a condição que justifique o atendimento especial.

O documento deve informar o nome completo do solicitante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); bem como a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

A solicitação de tratamento por nome social também deve ser realizada no momento da inscrição, no Sistema Revalida, pelo participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente por sua identidade de gênero, independentemente do nome civil.

Calendário

O cartão de confirmação da inscrição do candidato estará disponível no sistema em 10 de março. O documento contém o endereço do local de prova, número de inscrição, data e horários do exame.

As provas serão aplicadas nos dois turnos em 23 de março, em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Em 26 de março, serão divulgadas as versões preliminares dos gabaritos e será a primeira fase de recursos.

Entre 24 e 29 de março, o participante da primeira etapa do Revalida 2025/1 deverá enviar documentação comprobatória de conclusão de curso do exterior (diploma, certificado ou declaração) também pelo Sistema Revalida.

Se a documentação foi aprovada em edições anteriores do Revalida, não precisará ser enviada novamente. O sistema do exame fará a homologação de forma automática.

O resultado final da primeira etapa do Revalida será conhecido em 3 de junho.

Revalida

O Revalida é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em território nacional e, por isso, precisam revalidar o diploma no Brasil.

O exame é aplicado pelo Inep desde 2011, enquanto a revalidação é de responsabilidade de instituições de educação superior públicas que aderirem ao exame.

As provas são divididas em duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. 

DIA DE FESTA

Famosos celebram indicação de Fernanda Torres ao Oscar

A apresetadora Ana Maria Braga foi às lágrimas ao vivo assim que o nome de atriz foi anunciado nos Estados Unidos

23/01/2025 10h34

Fernanda Torres já recebeu o Globo de Ouro e agora tenta conquiestar o prêmio que sua mãe, Fernanda Montenegro

Fernanda Torres já recebeu o Globo de Ouro e agora tenta conquiestar o prêmio que sua mãe, Fernanda Montenegro

Continue Lendo...

Famosos e amigos de Fernanda Torres comemoraram pelas redes sociais a indicação dela e do filme "Ainda Estou Aqui" ao Oscar 2025. O longa de Walter Salles vai concorrer nas categorias de melhor filme e melhor filme internacional. Em paralelo, Fernanda, que interpreta a protagonista da história, também concorre ao prêmio de melhor atriz.

A apresentadora Ana Maria Braga chegou a se emocionar, ao vivo, no Mais Você (Globo), ao ver que a atriz havia sido nomeada.
A atriz Giovanna Ewbank sugeriu que o país decretasse feriado. "Gente, como assim não temos câmeras ao vivo na casa de Dona Fernandona e Dona Fernandinha? Eu quero ver a lagrima do Selton, a cara do elenco recebendo a notícia", comentou.

José de Abreu foi mais um a dar os parabéns à atriz. "Viva, Nanda". O autor de novelas Walcyr Carrasco diz que está feliz em ver o cinema nacional brilhar.

Além da indicação de Fernanda Torres, "Ainda Estou Aqui" foi indicado a dois outros prêmios, o de melhor filme internacional e o de melhor filme. É a primeira vez que uma produção brasileira é indicada na categoria de filme no mais importante prêmio do cinema mundial. 

(Informações da Folhapress)

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).