Cidades

Cidades

Laser usado em shows pode afetar visão

Laser usado em shows pode afetar visão

Redação

31/08/2008 - 13h40
Notícia sem imagem
     

Da redação

 Shows a laser que tanto fascinam os jovens em raves e outras festas também são uma ameaça aos olhos. Neste ano, ao menos cinco pessoas em São Paulo e em Minas Gerais tiveram lesões na retina causadas pelo "laser lúdico", segundo oftalmologistas que integram uma rede de vigilância ocular que iniciaram uma busca ativa de possíveis outros casos.

O alerta para o perigo dessa diversão, que a cada dia ganha mais espaço em festas, foi intensificado no mês passado, quando 30 jovens russos tiveram lesões nos olhos após serem atingidos por feixes de laser em um show de música eletrônica. Doze deles sofreram perda permanente de visão.

No Brasil, não há regras de segurança e nem fiscalização para o laser usado em shows --que pode ter a mesma potência dos feixes utilizados em cirurgias oftalmológicas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz que só lhe compete a fiscalização de equipamentos a laser usados em diagnósticos e terapias. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) afirma que não atua nessa área. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) também só tem normas para o laser industrial e médico.

 

Com informações da Folha Online

 

 

 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).