Próximo ao horário de fechamento, os investidores voltaram às compras e evitaram que a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) acumulasse seu sexto dia consecutivo de perdas. E o dólar, após seis dias de alta, teve sua primeira queda nesta sexta-feira.
O pessimismo sobre as perspectivas de crescimento da Europa e Estados Unidos afetou os preços das commodities (matérias-primas) e derrubou as Bolsas de Valores ao redor do planeta, sem exceção do mercado brasileiro. A recuperação de hoje, no entanto, é pouca perto da "destruição" ocorrida nesta semana: um decréscimo de 6,72%.
O Ibovespa, principal termômetro dos negócios da Bolsa paulista, valorizou 1,03% e atingiu os 51.939 pontos. O volume financeiro foi de R$ 4,89 bilhões. Neste ano, a Bovespa acumula baixa de 18,7%. O dólar comercial foi cotado a R$ 1,720 na venda, em alta de 0,17%. A taxa de risco-país marca 260 pontos, número 0,38% mais alto que a pontuação anterior.
(Com Informações da Folha Online)