A indústria têxtil da Índia, o segundo maior gerador de rendas do país, perderá meio milhão de empregos até abril de 2009 devido à crise financeira mundial, alertou o secretário do Comércio, Gopal Pillai.
Ele indicou ainda que o setor, que emprega cerca de 38 milhões de pessoas e representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto), enfrenta uma séria contração devido à crise financeira internacional cada vez mais profunda. O secretário disse, no entanto, que o governo indiano está elaborando um pacote para ajudar o setor de exportações em dificuldades.
A economia da Índia cresceu em média 9% por ano desde 2005, mas neste ano e em 2009 deve ter expansão menor, de 7,5% a 7,8%. A redução na oferta de crédito, devido à crise financeira em curso, vai reduzir os investimentos em infra-estrutura. Além disso, a queda na demanda por tecnologia nos EUA também terá reflexos no país asiático --dois terços das exportações de produtos de computação feitos na Índia têm como destino o mercado norte-americano.
(Com Informação da Folha)