Cidades
Cidades
Validade de visto para os EUA vai dobrar
Validade de visto para os EUA vai dobrar
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos fecharam um acordo para aumentar de cinco para 10 anos o prazo de validade dos vistos para brasileiros que viajam ao país da América do Norte, e vice-versa. A proposta foi fechada por meio de troca de notas diplomáticas em novembro entre o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o embaixador americano Clifford M. Sobel.
Para efetivar a mudança, o governo brasileiro ainda terá de mandar uma mensagem presidencial ao Congresso Nacional, com uma exposição de motivos. Esse texto ainda está sendo elaborado pela área técnica.
Caberá ao Parlamento aprovar um decreto legislativo aumentando esse prazo de concessão de vistos. Só depois o novo prazo entrará em vigor. A proposta foi apresentada formalmente em outubro pelo embaixador americano ao Itamaraty.
Amorim enviou então, em 6 de novembro, uma correspondência propondo a extensão para os vistos de turismo e de negócios, além de isentar a cobrança de todas as taxas consulares para emissão do documento. Em 18 de novembro, o governo americano deu o sinal verde para efetivar o acordo.
O prazo de 10 anos não é novidade. Até o fim da década de 1990, esse era o limite dos vistos concedidos a brasileiros.
NATAL EM CAMPO GRANDE
Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias
Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo
05/11/2026 15h36
Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação
Manifesto
OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027
Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores
05/11/2026 14h41
OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES