Da redação
Um dos principais líderes do movimento radical islâmico Hamas, Nizar Rayan, foi morto nesta quinta-feira em um bombardeio aéreo israelense a um campo de refugiados, no norte da faixa de Gaza, informaram fontes médicas e um porta-voz do movimento.
Rayan é o mais alto responsável do Hamas morto por Israel desde o início, no sábado passado (27), de sua ofensiva militar contra o movimento, na faixa Gaza, que já deixou 400 mortos e 1.700 feridos.
Nizar Rayan, um dos líderes da ala mais radical do Hamas, foi morto na casa onde vivia com uma de suas quatro mulheres, em Jabaliya, no norte da faixa de Gaza. Segundo a agência Associated Press, ao menos sete outras pessoas morreram durante os ataques. Já a agência Efe, diz que, entre as vítimas do ataque, estão sua mulher e oito filhos.
Rayyam era o líder mais importante do Hamas na área norte da faixa de Gaza e era responsável por coordenar as Brigadas de Ezedin al-Qassam, braço político e militar do movimento.
O líder defendia o reinício dos atentados suicidas em Israel em resposta ao bombardeio em massa na faixa de Gaza.
As Forças de Defesa israelenses confirmaram o bombardeio, mas não tinham informação sobre a morte de Rayan. Nos bombardeios desta quinta-feira, ao menos cinco palestinos morreram e dezenas ficaram feridos, informaram testemunhas. (informações da Folha de S. Paulo)