Maria Matheus
Depois de sair derrotado na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Cristóvão Silveira renunciou hoje à função de presidente municipal do PSDB. Ele evitou falar explicitamente sobre traições no partido, mas deixou transparecer insatisfação com a falta de unidade na defesa de sua candidatura para a Mesa Diretora. Silveira assegurou que deixou a presidência sem ressentimentos e que sua decisão foi de caráter pessoal. Agora, o tucano assumirá a liderança de bancada na Casa de Leis.
No início do mês, Silveira perdeu a presidência da Câmara para Paulo Siufi (PMDB), depois de o PMDB descumprir acordo segundo o qual daria ao PSDB o comando da Casa em troca da vaga de vice na chapa do prefeito Nelsinho Trad (PMDB). A disputa pela presidência da Câmara gerou crise interna no PSDB e do partido com o PMDB. Mas a cúpula do PSDB decidiu pela manutenção da aliança. A insubordinação de João Rocha (PSDB), que votou para Paulo Siufi contra as determinações do partido, rendeu ao vereador processo no Conselho de Ética e Disciplina do diretório regional. O Conselho Político do PSDB chegou a sugerir que a Executiva Estadual promovesse intervenção no diretório municipal enquanto tramitasse o processo, mas a representação não foi acolhida.
"Depois dessa passagem, eu cheguei a conclusão de que dei uma bela contribuição para o partido como presidente, fiz tudo o que eu podia fazer, o partido nunca esteve tão bem organizado como agora", disse Silveira. Segundo o tucano, também pesou o fato de ele ter sido convidado pelos vereadores Professora Rose (PSDB) e João Rocha para ser líder da bancada do PSDB. "É uma questão muito pessoal, cheguei a conclusão que deveria deixar a direção do partido e ficar só na liderança".