No dia da extração do primeiro óleo da camada pré-sal na bacia de Santos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou urgência da equipe de ministros responsáveis por rever o marco regulatório do petróleo. A cobrança foi feita durante a cerimônia comemorativa do início da produção de Tupi. Dois dos ministros --Edison Lobão, de Minas e Energia, e Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil-- estavam presentes.
"Lobão, Dilma e [o ministro da Fazenda, Guido] Mantega têm a responsabilidade, e não têm muito tempo mais, de me apresentar um novo marco regulatório para o país, e isso é urgente", diz. "Não tem um país no mundo que tenha encontrado muito petróleo e não tenha mudado a regulamentação."
Segundo o presidente, a produção do petróleo do pré-sal significará "a segunda independência do Brasil". "Que a partir de hoje se conte uma nova e melhor história para esse país. O brasileiro tem que se gostar. Ao longo dos anos, sempre jogamos para baixo, achando que o que é de fora é melhor", disse. Lula destacou que, ao mesmo tempo em que o país tem "grandeza para respeitar contratos", tem também "grandeza para mudar, pensando nas garantias para nossos filhos e netos".
(Com Folha Online)