O presidente Luis Inácio Lula da Silva acabou chegar à Base Aérea de Campo Grande de onde segue para a Estação Ferroviária de Aquidauana, onde embarca na viagem inaugural do Trem do Pantanal. A viagem percorre o trecho entre Aquidauana e o distrito de Palmeiras, no município de Dois Irmãos do Buriti, em percurso de aproximadamente 30 quilômetros, com tempo estimado em uma hora e 30 minutos.
Ao término da viagem, o presidente Lula retorna a Campo Grande de helicóptero. A seguir, às 14h, acontece a solenidade oficial de inauguração do Trem do Pantanal, na Estação do Indubrasil, na Capital. Após o ato oficial, o presidente retorna à Base Aérea, de onde segue para Brasília.
Participam da viagem inaugural o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Fernando Lugo; os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e do Turismo, Luiz Barreto; o cônsul da Bolívia em Campo Grande, Enrique Garron Ruiz; além dos senadores e deputados federais por Mato Grosso do Sul, deputados estaduais e prefeitos convidados.