Da redação
Os mutirões de documentação da trabalhadora rural realizados pela Delegacia Federal do MDA e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) ganham, a partir da próxima semana, o reforço de uma unidade móvel de atendimento: o Expresso Cidadã, um ônibus de 12 metros de comprimento, totalmente equipado com computadores conectados à internet, máquinas fotográficas, scanner, impressora, plastificadora de documentos e projetores (usados para exibição de vídeos sobre as políticas públicas direcionadas às mulheres).
Cada Expresso Cidadã custou R$ 513 mil ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Dezesseis Estados (Acre, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Bahia, Piauí e Goiás) já possuem as unidades móveis de documentação. A meta é alcançar em todo o País, até o final de 2010, uma frota de 27 ônibus e dois barcos. Além da vantagem do deslocamento até as comunidades rurais, o Expresso Cidadã permite, ainda, a emissão e entrega imediatas da documentação ao trabalhador rural.
O veículo será apresentado aos servidores do INCRA, da Delegacia Federal do MDA e à população em geral, amanhã (19), a partir das 8 horas da manhã, em frente à sede do INCRA, na Avenida Afonso Pena, 2403, Centro de Campo Grande. No mesmo dia, o Expresso Cidadã deixa Campo Grande com destino ao Cone-Sul para a realização da segunda etapa de mutirões de 2009. De 21 de outubro a 24 de novembro, a equipe do INCRA/MDA e as entidades parceiras vão atender os assentamentos dos municípios de Naviraí (21/10), Itaquirai (22 e 23/10), Eldorado (27/10), Japorã (30/10), Mundo Novo (05/11), Iguatemi (10/11), Tacuru (12/11) e Corguinho (24/11).
Com informações da assessoria do Governo