Cidades
Cidades
André manda deputados cumprir lei
André manda deputados cumprir lei
O governador André Puccinelli (PMDB) disse ontem que os deputados estaduais estão desrespeitando a Constituição Federal ao não sabatinar os candidatos indicados à vaga de conselheiro no Tribunal de Contas (TCE) do Estado. “Os deputados devem cumprir o que determina a Constituição. Se no Senado isso é feito, por que não o fazem aqui, respeitando as normas?”, questionou o governador. Ele defendeu critérios mais rigorosos para a escolha dos nomes. “Na minha opinião, os indicados devem ser sabatinados pela Assembleia antes da escolha”.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por sua vez, não tem seguido a norma da Constituição Federal que determina, em seu artido, 73, que os indicados comprovem notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, com mais de dez anos no exercício da função, além da idoneidade moral e reputação ilibada.
O deputado estadual e presidente da Assembleia, Jerson Domingos, admitiu que pelo menos cinco conselheiros foram nomeados e nenhum deles foi submetido a sabatina porque os parlamentares não julgaram necessário. Jerson está no quarto mandato e durante este período foram indicados para o conselho: José ancelmo dos Santos, Franklin Rodrigues Masruha (conselheiro aposentado), José Ricardo Pereira Cabral, Cícero Antônio de Souza (atual presidente do TCE) e o ex-deputado federal Waldir Neves Barbosa Miranda.
No entanto, mesmo Puccinelli defendendo critérios mais rigorosos na indicação, governadores sempre colocaram o peso político para consagrar seus protegidos, restando ao Legislativo estadual apenas referendar a escolha sem grandes discussões. Esse quadro porém pode mudar. A Associação Nacional do Ministério Público de Contas e o Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul encaminharam representação para que a Procuradoria-Geral da República apure os critérios de nomeação dos conselheiros de todos os tribunais de contas do Brasil.
Expansão Comercial
Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande
Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.
04/11/2026 19h26
Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)
Inspeção surpresa
TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande
Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital
04/11/2026 18h55
Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES