O projeto de lei do Senado nº 193/2008, que altera a forma de correção das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi retirado da pauta de votações da Casa após nove sessões consecutivas sem ser votado. O relator do projeto é o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).
De autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a proposta foi alterada por Garibaldi. Tasso quer que as contas sejam corrigidas pelo IPCA mais juros de 3% ao ano (hoje, são corrigidas pela TR mais 3%). Garibaldi propõe trocar o indexador para o INPC mais juros escalonados com base na Selic.
Segundo Garibaldi, o projeto foi retirado da pauta de votações de ontem (quarta-feira, dia 16) porque está havendo uma tentativa de acordo em torno da forma de melhor remunerar as contas dos trabalhadores. "A própria liderança do governo no Senado se ofereceu para mediar um entendimento em torno do projeto", disse o senador. (com informações da Folhaonline)