Cidades
Cidades
Perfil do eleitorado brasileiro é formado por mulheres entre 25 e 34 anos
Perfil do eleitorado brasileiro é formado por mulheres entre 25 e 34 anos
O secretário de tecnologia da informação, Giuseppe Janino e o assessor-chefe da Corregedoria Geral Eleitoral Sérgio Cardozo informaram que a maioria dos eleitores brasileiros é formada por mulheres e têm entre 25 e 34 anos.
Apenas quatro estados fogem dessa estatística tendo a maioria dos eleitores formada por homens: Mato Grosso, Pará, Roraima e Rondônia.
Os números também mostram que houve uma queda no número de eleitores com faixa etária entre 16 e 17 anos. Em 2006 eles somavam 2.566.391 e em 2010, 2.391.352.
De acordo com Sérgio Cardoso, ?é difícil estabelecer uma circunstância determinante dessa alteração no eleitorado?. No entanto, as campanhas institucionais do TSE vem investindo na publicidade que estimule a participação do eleitorado jovem. ?Na verdade, a intenção do tribunal é que haja uma participação maior de todo o eleitorado brasileiro?, afirmou o assessor da Corregedoria.
Ele destacou ainda que o Brasil vive uma democracia em que o voto é um direito/dever e, nas faixas etárias em que esse direito/dever é facultativo, há interesse da Justiça Eleitoral de que a participação seja a mais ampla possível.
Pirâmide etária
A alteração na pirâmide etária brasileira com a diminuição do número de jovens e o aumento da população de idade mais avançada tem refletido no eleitorado brasileiro. As faixas etárias entre 45 e 59 anos e 60 e 69 anos demonstraram um aumento significativo, também constatado entre os eleitores com idade superior a 79 anos.
Enquanto nas últimas eleições presidenciais de 2006 os eleitores entre 45 e 59 anos representavam 21%, neste ano já são 23%. Em relação aos idosos, com idade superior a 79 anos o aumento registrado é de 1%.
Os números já podem ser acessados na internet na opção Estatísticas do Eleitorado.
Oportunidade de Emprego
Prefeitura abre seleção sem prova com salário de R$ 2,5 mil em Campo Grande
Inscrições gratuitas começam na segunda-feira (9); seleção exige formação em Magistério ou Normal Médio e será feita por análise de títulos.
06/11/2026 19h32
Prefeitura de Campo Grande abre processo seletivo com salário de R$ 2,5 mil e inscrições gratuitas a partir de segunda-feira (9). Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande
Previdência Social
INSS muda auxílio-doença e dá 10 dias para nova análise em MS
Nova regra já está em vigor e permite que segurados que tiveram o benefício negado pela análise de documentos apresentem novos laudos antes de recorrer
06/11/2026 18h31
Segurados aguardam atendimento em setor de perícia médica do INSS; novas regras permitem pedir reanálise do auxílio-doença negado em até dez dias. Foto: Agência Brasil
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES