Cidades

Cidades

Procon deve ministrar palestras sobre consumidor em escolas

Procon deve ministrar palestras sobre consumidor em escolas

Redação

08/08/2010 - 06h00
Notícia sem imagem
     

O Procon/MS poderá atender a solicitação de escolas para ministrar palestras aos alunos sobre os direitos do consumidor. A inclusão do conteúdo teórico sobre o Código de Defesa do Consumidor na grade curricular de escolas públicas e particulares conveniadas com o governo do Estado foi matéria de lei estadual, publicada dia 1° de julho, no Diário Oficial do Estado.

A escola que tiver interesse deve encaminhar uma solicitação ao Procon para que a palestra possa ser agendada. De acordo com o coordenador do órgão, Alexandre Monteiro Resende, é preciso agendamento prévio para que, de acordo com a estrutura do Procon, as solicitações possam ser atendidas.

As solicitações devem ser encaminhadas à superintendência do órgão localizada na Rua 13 de junho, 930, Centro de Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3316-9800.

Legislação

Conforme a Lei estadual 3 922, de 30 de junho de 2010, as escolas públicas e privadas conveniadas com o Estado de Mato Grosso do Sul devem dispor de embasamento teórico e prático sobre os direitos do consumidor. As escolas devem oferecer aos alunos, por meio de parcerias com institutos, empresas públicas, órgãos não-governamentais e entidades sociais conteúdo de conscientização sobre os direitos do consumidor.

As atividades serão desenvolvidas na forma de palestras, debates e seminários, sem alterar o currículo escolar. A escola deverá, semestralmente, apresentar relatórios aos parceiros detalhando atividades realizadas e metas alcançadas. Os custos para o desenvolvimento das atividades serão de responsabilidade da comunidade escolar, que poderá buscar parceiros para viabilizar a execução dos projetos.

As instituições de ensino deverão avaliar os alunos de forma descritiva, com o objetivo de incentivar a conscientização de seus direitos como consumidores. A avaliação do aluno deverá considerar o interesse, atenção e participação nas atividades propostas. A legislação passou a vigorar a partir da data de publicação.

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).