Cidades

Cidades

Contran pode dispensar assento elevado para crianças em carro com cinto de duas pontas

Contran pode dispensar assento elevado para crianças em carro com cinto de duas pontas

Redação

02/09/2010 - 14h45
Notícia sem imagem
     Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estuda a possibilidade de dispensar o uso do assento de elevação para o transporte de crianças de 4 a 7 anos e meio, em veículos que tenham cinto de duas pontas (abdominal). A possibilidade é que elas possam ser transportadas no banco de trás do veículo, presas apenas pelo cinto abdominal. Segundo a entidade, a decisão pode sair até sexta feira (3).

        De acordo com a lei, em vigor desde ontem (1º), crianças de até um ano deverão usar o bebê-conforto, já crianças entre 1 e 4 anos em cadeirinhas e as de 4 a 7 anos e meio assentos de elevação. Enquanto não houver decisão sobre o assunto, continua a valer essa norma que prevê multa de R$ 191,54 para o motorista infrator, além do desconto de 7 pontos na carteira de habilitação.

        Para o advogado especialista em direito de trânsito, Délio Cardoso, a lei deve ser cumprida, porém, acredita que seria de bom senso dos órgãos uma tolerância razoável para que os motoristas pudessem de adequar. ?A questão passa pelo bom senso da autoridade que precisa conceder um tempo hábil para adequação do motorista.?
        
        Em São Paulo, o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar de São Paulo (CPTran) faz bloqueios educativos até esta sexta-feira (3). As multas só começarão a serem aplicadas a partir do dia 6. Já a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) está autuando desde hoje.

        No Ceará, as blitze educativas se estenderão até o dia 25 de setembro. O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran -CE) informou que prorrogou a fiscalização sem multas por conta da Semana Nacional do Trânsito, que tem como tema exatamente o uso da cadeirinha.

Operação

Dois são presos por tráfico em operação que apura ligação com facções em MS

Ação conjunta cumpriu três mandados em Brasilândia e apreendeu maconha, crack e balança de precisão; polícia investiga possível vínculo dos suspeitos com grupos rivais

05/11/2026 14h15

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864 PC/MS

Continue Lendo...

risco

Vídeo expõe buraqueira perto de ponte na rodovia MS-156

Caminhoneira afirma que houve tapa-buracos há poucos dias na rodovia, mas vídeo demonstra trecho próximo a ponte completamente esburacado

05/11/2026 12h35

Vídeo expõe buraqueira em MS-156

Vídeo expõe buraqueira em MS-156 Redes sociais

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).