Cidades

Cidades

Mineiros chilenos recebem pacotes de cigarros

Mineiros chilenos recebem pacotes de cigarros

Redação

12/09/2010 - 15h03
Notícia sem imagem
SANTIAGO

Os 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile poderão fumar nas profundezas, após receberem ontem seus primeiros cigarros desde o acidente. As autoridades explicaram que a ventilação melhorou devido aos dutos que já foram instalados, e por isso a fumaça não causará problemas.
“Foi enviado, de maneira controlada, um número determinado de cigarros. Foram mandados para uma pessoa, que fará a distribuição, e não deve haver dificuldades. São dois maços por dia”, informou à imprensa Ximena Matas, intendente do Atacama.
“Não daremos um maço de cigarros para cada um, e sim uma quantidade razoável. Eles são pessoas responsáveis e acreditamos que a dose que entregamos será administrada muito bem”, afirmou por sua vez o médico Jorge Díaz, que integra a equipe de socorristas.
Entre os mineiros há vários fumantes, que inicialmente receberam adesivos de nicotina, mas a medida não foi suficiente. Eles estão presos desde o dia 5 de agosto na mina de San José, no deserto do Atacama, 800 km a norte de Santiago.
As autoridades afirmam que a autorização para fumar foi possível graças ao poliduto de plástico que chega até onde está o grupo, permitindo, além do envio de alimentos e água, uma melhora da circulação. Díaz ressaltou, no entanto, que os mineiros não poderão fumar de maneira indiscriminada, porque “por mais bem ventilado que esteja agora, eles continuam presos e a ventilação não é a ideal”.

Perfuradora
Enquanto isso, André Sougarret, chefe das operações de resgate, informou ontem que a perfuradora Strata 950, conhecida como “Plano A”, alcançou 206 m de profundidade, de um total de 702 m.
“O ‘Plano A’ já superou os 206 m, e há uma manutenção programada para a troca de um cabeçote quando chegar aos 250 m”, explicou. O ‘Plano B’ - a perfuradora Schramm T-130 - alcançou na quinta-feira 268 m de um total de 630 m, mas teve os trabalhos interrompidos depois que uma peça se quebrou dentro do duto, segundo o ministro da Mineração Laurence Golborne.
“Conseguimos soltar a peça que estava presa, e hoje (sábado) vamos tentar retirá-la com uma ferramenta artesanal que tem o formato de uma aranha. Não podemos usar um ímã porque há muita magnetita no poço”, indicou Golborne.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).