Cidades

Cidades

Lula apresentará sucessor durante encontro do G20

Lula apresentará sucessor durante encontro do G20

Redação

13/09/2010 - 14h01
Notícia sem imagem
AGÊNCIA ESTADO, GENEBRA

O governo Lula monta uma estratégia diplomática para apresentar ao mundo Dilma Rousseff como a nova chefe de Estado e prepara a transição de governo no cenário internacional. A ideia do governo é a de levar Dilma ao encontro de cúpula do G20, na Coreia do Sul, que ocorre apenas uma semana depois do segundo turno, dia 12 de novembro, em Seul.
Ontem, o chanceler Celso Amorim confirmou ao diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, que Lula viajara ao G20 com seu sucessor. No governo, todos trabalham com o cenário de que seja Dilma.
Pouco conhecida no exterior, Dilma aproveitaria as relações construídas nos últimos oito anos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Lula, o G20 seria sua despedida da cena internacional como presidente. O plano, portanto, é de que Dilma seja apresentada aos principais líderes mundiais no G20 pelo próprio Lula, que ganhou espaço nos fóruns internacionais nos últimos anos.
O palco da apresentação internacional de Dilma seria privilegiado, já que estariam na mesma sala as 20 maiores economias do mundo, representando nada mais nada menos que 85% do PIB mundial, 80% do fluxo do comércio e 66% da população do planeta.
A esperança do governo é de que, de uma só vez, Dilma seja introduzida a Barack Obama, Nicolas Sarkozy, Angela Merkel, Dmitri Medvedev, além de indianos, chineses, árabes e sul-africanos. Nos anos 90, o então presidente Itamar Franco levou consigo a uma cúpula em Miami o recém-eleito presidente Fernando Henrique Cardoso. Cardoso, porém, havia sido chanceler e, como acadêmico, era conhecido internacionalmente.

Decisivo
Mas Lula terá de tomar decisões importantes em seu último encontro com os demais líderes. Uma delas se refere à Rodada Doha da OMC, lançada há quase uma década e sem qualquer avanço. Hoje, Amorim e Lamy discutiram a ideia de que os lideres do G20 tomem uma decisão sobre o que fazer com o impasse permanente e que já afeta a credibilidade da organização. A meta é de que os chefes de Estado cheguem a um entendimento: abandonam de vez o processo, mudam o mandato das negociações ou simplesmente mantenham as reforma das regras num limbo.
Para a OMC, a cúpula do G20 é considerada como decisiva para o futuro de sua própria credibilidade. Ontem, Amorim e Lamy, em duas horas de conversa, chegaram à constatação de que precisam encontrar formas para trazer Obama de volta à mesa de negociações. A recusa americana em fazer concessões e vista como o principal obstáculo. Em contrapartida, a Casa Branca apresentou listas de até 5 mil produtos que gostaria ver uma redução de tarifas de importação no Brasil, Índia e China.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).