Silvia Tada e Daniella Arruda
Trabalhadores rurais do Assentamento Estrela Campo Grande confirmaram que o fenômeno que atingiu a região da saída para Três Lagoas e derrubou nove torres de transmissão de energia da Eletrosul foi um tornado. Barracos que estavam na linha do redemoinho ficaram destruídos, enquanto outros vizinhos ficaram com as moradias quase intactas, apenas com telhas afetadas. “O vento foi levando tudo, rodando. Eu e meu filho corremos para outro cômodo e nos agarramos à estrutura, que chegou a tombar”, relatou Eder Ferreira dos Santos, de 42 anos, que teve a casa de madeira destruída. Apenas a porta e as vigas de sustentação permaneceram em pé.
A vizinha Aparecida Eising Medeiros, de 32 anos, também ficou sem casa, sem roupas e a filha ficou ferida após a queda de vigas de madeira. “Na hora da tempestade, ficamos dentro de casa, rezando para que nada de ruim acontecesse conosco. Vi minhas coisas voando, com baldes e mantimentos”. A filha, Joana Carolina, de 12 anos, foi levada por vizinhos para um pronto-socorro.
A poucos metros dali, a casa de Solange Morais da Silva, de 37 anos, ficou sem algumas telhas, mas a lona e as tábuas de madeira permaneceram intactas. “Só ouvimos um barulho muito forte, os ventos e a chuva. Alguns vizinhos perderam tudo, mas aqui somente o mandiocal deitou com a força do vento e um galho de uma árvore maior caiu”.
Os moradores relataram que, até o fim da tarde de ontem, nenhuma autoridade ligada à prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado ou Incra esteve no local prestando assistência. “Não temos comida ou lugar para nos abrigar”, disseram.
Ventos
Para a meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos (Cemtec), Cátia Braga, há a possibilidade de que a região onde nove torres da Eletrosul e linha de transmissão da Enersul caíram tenha sido cenário de passagem para um tornado. Para ocorrer, explicou, seria preciso que a velocidade dos ventos estivesse entre 118 e 133 quilômetros por hora, índice que, pela escala Beaufort, que mede a velocidade dos ventos, geraria prejuízos e destruição grave e generalizada.
Ainda segundo Cátia Braga, condições como alteração brusca de temperatura, pressão e umidade favorecem o aumento da velocidade dos ventos.
Hoje à tarde, a Eletrosul religa duas linhas de transmissão e restabelece totalmente o abastecimento na quinta-feira. Ontem, 60 pessoas trabalhavam na recuperação das torres afetadas pelos ventos e hoje a equipe receberá reforços de mais 60 técnicos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Cidades
destruição
Famílias confirmam passagem de tornado
Famílias confirmam passagem de tornado
Expansão Comercial
Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande
Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.
04/11/2026 19h26
Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)
Inspeção surpresa
TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande
Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital
04/11/2026 18h55
Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES