A Polícia Militar Ambiental (PMA) deflagra, a partir da meia-noite de amanhã, a Operação Dia dos Finados, que vai contar com 80% do seu efetivo na fiscalização até o dia 03 de novembro.
O mês de outubro é o último de pesca aberta e neste período ocorre uma elevação no número de turistas em busca da prática da pesca. O feriado prolongado deve contribuir para o aumento desta procura e por conta disso, a PMA dá inicio a operação para conter irregularidades.
Segundo a PMA, este aumento não se dá somente por ser o último mês de pesca, mas porque os cardumes já começam a se formar e a captura é mais fácil.
Em nota encaminhada à imprensa a PMA revela que, nos casos em que não se consegue prevenir, a repressão é fundamental, especialmente, quando se prende os pescadores com pouco pescado capturado, evitando degradação dos cardumes.
Neste mês de outubro foram vários pescadores presos, sendo 23 somente durante a Operação Padroeira do Brasil, ocorrida durante o último feriado prolongado.