Cidades

carros-bomba

Explosões matam 76 pessoas em Bagdá

Explosões matam 76 pessoas em Bagdá

Redação

03/11/2010 - 03h30
Notícia sem imagem

 

Pelo menos 76 pessoas morreram e quase 200 ficaram feridas em uma série de explosões ocorridas ontem em Bagdá, a maior parte delas em bairros majoritariamente xiitas da capital iraquiana, informaram fontes policiais e hospitalares.

Pelo menos 13 explosões ocorreram em um curto intervalo de tempo em dez diferentes bairros de Bagdá no início da noite de ontem, pelo horário local, prosseguiram as fontes.

As detonações envolveram uma combinação de carros-bomba, explosivos em avenidas e disparos de morteiros. Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques até ontem, mas a coordenação das explosões, a complexidade da ação e o fato de os alvos serem xiitas apontam para radicais sunitas.

Funcionários do governo disseram que a maioria das explosões ocorreu em locais movimentados, como diante de cafés e restaurantes. Os atentados foram lançados em áreas de maioria xiita, mas sunitas também estão entre os mortos e feridos.

As explosões ocorreram apenas dois dias depois de homens armados terem invadido a Igreja da Nossa Senhora da Salvação, maior templo cristão da capital iraquiana, e feito dezenas de pessoas reféns. Pelo menos 58 pessoas morreram durante a operação para libertar os reféns.

"Eles nos mataram hoje e no domingo, mataram nossos irmãos, os cristãos", criticou Hussein al-Saiedi, de 26 anos. Ele mora no bairro bagdali de Cidade Sadr, onde 21 pessoas morreram na explosão mais mortífera de ontem. Saiedi contou que estava conversando com amigos na rua quando uma bomba explodiu.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).