Cidades

caos na saÚde

SAMU também tem baixa de viaturas

SAMU também tem baixa de viaturas

Redação

12/11/2010 - 04h45
Notícia sem imagem

Ao mesmo tempo em que ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficam retidas por horas no estacionamento de hospitais públicos de Campo Grande por conta da falta de leitos, as instituições acabam usando as macas das viaturas para atender os pacientes, o serviço de emergência da Capital ainda enfrenta prejuízos com o desfalque na frota de veículos, que não podem ser usados por problemas mecânicos.

Ontem pela manhã, a reportagem do Correio do Estado flagrou oito ambulâncias paradas no pátio de uma oficina mecânica. De acordo com funcionários do Samu, que preferiram não se identificar, os veículos foram para o conserto há quase um mês.

Quem mais sofre com a falta de carros para transportar pacientes para atendimento de saúde é a população. Caso da família do aposentado Luis Geraldo de Lima, 76 anos, que ficou indignada quando o idoso passou mal em casa e acabou morrendo. A filha de Luis, Jandaci Geraldo de Lima, 32 anos, acusa o Samu de negligência diante da demora de uma hora para prestar socorro na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande. "Ligamos para eles às 8h25min e só aparecem aqui às 9h20min? Isso é uma falta de consideração com a população que tanto precisa. Para que ter Samu, então, se eles não podem atender?", desabafou indignada.

O fato aconteceu no dia 29 de setembro deste ano. Mas essa não é a primeira vez que o Samu é alvo de denúncia de negligência. Também em setembro deste ano, a família de um idoso registrou boletim de ocorrência informando que solicitou auxílio do serviço e foi informada de que não havia viatura disponível no momento para atendê-lo. A pessoa morreu.

 Sesau
O secretário municipal de saúde pública, Leandro Mazina, confirmou à reportagem que parte das viaturas do Samu foram enviadas para a oficina mecânica, mas ele afirma que este é um procedimento natural e não prejudica o atendimento público de emergência. "As nossas viaturas são antigas, de 2004, e constantemente precisam de manutenção. Mas, o fato de algumas delas estarem paradas não impede que o Samu trabalhe normalmente. Temos 22 viaturas em Campo Grande".

Mazina afirma, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) já requereu ao Ministério da Saúde a renovação da frota. "Recebemos quatro novas viaturas no mês passado e a previsão é de que venham mais quatro no início do próximo ano".

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).