Cidades

Ipea

Aumenta analfabetismo em MS

Aumenta analfabetismo em MS

Redação

10/12/2010 - 03h25
Notícia sem imagem

Mato Grosso do Sul foi um dos cinco estados brasileiros em que a taxa de analfabetismo cresceu de 2004 a 2009. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também houve aumento no número de não-letrados em Mato Grosso, Rondônia, Acre e Santa Catarina.

Em 2004, eram 153.865 moradores de Mato Grosso do Sul analfabetos. Em 2009, a quantidade subiu para 155.005, uma variação de 0,7%. Na avaliação proporcional da população, 8,7% dos sul-mato-grossenses não sabem ler e escrever, o que faz com que o Estado ocupe a 13º posição em relação às demais unidades da federação.

Amapá é o Estado com menor índice, 2,8%, seguido do Distrito Federal (3,4%), Rio de Janeiro (4%), Rio Grande do Sul (4,6%), São Paulo (4,7%) e Santa Catarina (4,9%).

 Redução
Em geral, no País, a taxa caiu 7% e está em 9,7%, índice considerado alto pelo Ipea, maior que de países como Equador, Chile e Argentina. Há grandes diferenças entre a população urbana e rural (4,4% contra 22,8%), branca e negra (5,9% contra 13,4%), e das regiões Sul e Sudeste (5,5% contra 18,7%).

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).