Cidades

tecnologia

Brasileiro diversifica produtos de informática

Brasileiro diversifica produtos de informática

Redação

26/12/2010 - 04h30
Notícia sem imagem

Notebooks, netbooks, tablets, smartphones. Enquanto os vários setores do mercado de tecnologia passam por um período de convergência, os aparelhos usados pelas pessoas para acessar a internet, jogar, escrever textos, elaborar suas planilhas e fazer apresentações são cada vez mais diversos.

Muita gente diz que os tablets, como o iPad, da Apple, vão matar os netbooks, computadores portáteis de baixo custo. Para Ivair Rodrigues, da IT Data, isso não acontecerá. "O que pode matar os netbooks são os próprios notebooks", disse Rodrigues.

O analista de mercado apontou que os preços desses dois tipos de equipamentos estão cada vez mais próximos. Existem, no mercado brasileiro, notebooks a R$ 990 e netbooks a R$ 800. A diferença está bem pequena. "Os tablets começaram a ser vendidos por aqui em novembro e ainda são caros", disse Rodrigues. "Ainda não fazem nem cócegas nos netbooks."

O diretor da IT Data disse que ainda não verificou queda nas vendas dos netbooks, mas admitiu que isso pode acontecer quando fechar os números do quarto trimestre.

Segundo Henrique Sei, diretor de marketing de produtos da Dell, o crescimento do notebook nas casas das pessoas deve fazer com que as empresas passem a usar cada vez mais os computadores portáteis.

"É o movimento chamado de consumerização: os equipamentos passam pelo mercado doméstico para depois chegar às empresas", afirmou Sei.

Ainda existem empresas resistentes à adoção dos notebooks, principalmente por motivos de segurança. "As coisas vão mudar bastante", disse o diretor da Dell. "Na década de 1960, um computador era usado por várias pessoas. Nos anos 1980, começamos a ter um usuário por dispositivo. Agora, temos um usuário com vários dispositivos." (RC)

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).