O papa João Paulo II, morto em 2005, será beatificado no dia 1º de maio deste ano. O anúncio foi feito hoje (14) pelo papa Bento XVI, que aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído a seu antecessor. A data foi escolhida pela proximidade com a data da morte de João Paulo II, que foi 2 de abril. As informações foram confirmadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O milagre atribuído a João Paulo II refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre. A francesa sofria do Mal de Parkinson – doença que se caracteriza por tremores e instabilidade postural e tem causas variadas.
A freira francesa faz parte da congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas. Marie Simon Pierre conta que conseguiu superar a doença em 2005, mesmo depois de apresentar todos os sintomas do Mal de Parkinson. O cardeal Ângelo Amato afirmou que o decreto que trata desse milagre deverá ter repercussões em todo o mundo.
Depois de apenas 42 dias da morte de João Paulo II, Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Em dezembro de 2009, Bento XVI assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de João Paulo II, dando o primeiro passo para a beatificação.
João Paulo II foi o papa que ficou mais tempo no comando da Igreja Católica: foram 25 anos, de 16 de outubro de 1978 a 2 de abril de 2005. Ele foi o primeiro papa não italiano em 455 anos. Uma das suas características era a mediação política por meio da diplomacia. Conversou com líderes religiosos de diversos credos e negociou o fim de impasses. Ele veio ao Brasil quatro vezes.
Cidades
IGREJA CATÓLICA
Papa João Paulo II será beatificado dia 1º de maio
Papa João Paulo II será beatificado dia 1º de maio
Oportunidade de Emprego
Prefeitura abre seleção sem prova com salário de R$ 2,5 mil em Campo Grande
Inscrições gratuitas começam na segunda-feira (9); seleção exige formação em Magistério ou Normal Médio e será feita por análise de títulos.
06/11/2026 19h32
Prefeitura de Campo Grande abre processo seletivo com salário de R$ 2,5 mil e inscrições gratuitas a partir de segunda-feira (9). Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande
Previdência Social
INSS muda auxílio-doença e dá 10 dias para nova análise em MS
Nova regra já está em vigor e permite que segurados que tiveram o benefício negado pela análise de documentos apresentem novos laudos antes de recorrer
06/11/2026 18h31
Segurados aguardam atendimento em setor de perícia médica do INSS; novas regras permitem pedir reanálise do auxílio-doença negado em até dez dias. Foto: Agência Brasil
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES