Com o registro de mais mortos, chega a 482 o número total de vítimas na região serrana do Rio – Nova Friburgo contabiliza 214, Itaipava, 39 (distrito de Petrópolis) e Sumidouro, 19. Balanço divulgado pela prefeitura de Teresópolis mostra que o número de mortes na cidade chegou a 206. A cidade de São José do Vale do Rio Preto, também da região serrana, aparece com quatro mortes.
Do total de mortos, 423 foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML): 199 em Nova Friburgo, 176 em Teresópolis, 35 em Petrópolis e 13 pessoas em Sumidouro. As chuvas atingem a região desde a noite de terça-feira. Os números de mortos em toda a região serrana podem aumentar, já que as buscas por mais vítimas devem continuar nos próximos dias, pois as áreas são de difícil acesso.
Castigada por um temporal que fez chover em 24 horas mais do que era esperado para todo o mês, a região serrana do Rio enfrenta desde a noite de terça-feira a pior catástrofe de sua história e uma das maiores do Estado. Com o número de mortos, desabrigados, desalojados, feridos e desaparecidos, a tragédia já superou o registrado em janeiro de 2010 em Angra dos Reis e abril, na capital e Niterói.
Localidades inteiras foram soterradas por lama no município de Teresópolis. De acordo com a Prefeitura de Teresópolis, já foram contabilizados 1200 desabrigados e 1300 desalojados. Entre os bairros mais atingidos estão o Caleme e Campo Grande, na zona urbana. Este último bairro teve destruição de 90% de seu território. Na Posse, a situação também está crítica. Bonsucesso, na zona rural do município, está com o maior número de mortos (40).
Enquanto voluntários recolhiam documentos e fotos em meio aos escombros, corpos dos mortos eram retirados dos destroços e colocados em sacos pretos no Bairro Campo Grande, no alto de Teresópolis. Um oficial de bombeiros diz que "dúzias de corpos" estão entre o alto, onde havia mais de 200 casas, e o campo de futebol. Nenhum helicóptero pousou no local até 16h de ontem.
Petrópolis sofreu devastação em diferentes pontos. O Distrito de Itaipava foi o mais atingido. O soterramento de uma casa na localidade Vale do Cuiabá matou 12 pessoas de uma mesma família. Corpos foram recolhidos por moradores e depositados às margens de um rio à espera de resgate.
Em Nova Friburgo, segundo o comandante dos bombeiros, há mais de 220 desaparecidos; a área que concentra quase metade deles, 100, é a Granja Pinelli, de difícil acesso. As dificuldades de comunicação, por conta de panes em sistemas de telefonia, causados pela chuva, continuam.
Hospitais de campanha foram instalados nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, segundo informações do governo estadual. A Petrobras enviará ainda helicópteros que serão utilizados em operações de busca nas áreas rurais e de difícil acesso em Nova Friburgo.
Na próxima segunda-feira, os prefeitos de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis irão se reunir na sede da Prefeitura de Teresópolis para tratar da criação de um consórcio municipal para a reconstrução e, também, captação de recursos para os municípios. A ideia é garantir a agilidade na liberação de verba para as cidades que foram devastadas pelas chuvas.
Desastre
As enchentes na região serrana do Rio de Janeiro já são o quarto maior desastre relacionado a chuvas nos últimos 12 meses no mundo, segundo um levantamento feito pelo Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres (Cred), a pedido da BBC Brasil. O Cred, localizado em Bruxelas, na Bélgica, vem compilando dados sobre desastres em todo o mundo há mais de 30 anos.
De acordo com os dados da organização, as enchentes no Paquistão ocorridas entre julho e agosto do ano passado, que deixaram 1.985 mortos, foram as que haviam provocado o maior número de mortes nos últimos 12 meses no planeta.
O segundo maior número de mortes em desastres do tipo no último ano foi registrado em Zhouqu, na província chinesa de Gansu, com um deslizamento de terra provocado pelas chuvas que deixou 1.765 pessoas mortas em agosto. Também na China, em Fujian, na província de Sichuan, chuvas torrenciais entre maio e agosto deixaram 1.691 pessoas mortas em consequência das cheias e dos deslizamentos de terra.