Cidades

Premiação Nacional

Sistema de saúde recebe nota 10

Sistema de saúde recebe nota 10

Redação

21/01/2011 - 11h47
Notícia sem imagem

A promoção da saúde municipal de Campo Grande recebeu nota máxima na avaliação do Prêmio Prefeito Inovador, premiação essa que contempla administrações cujas ações visam modernizar as informações do setor público, por meio de estratégias e ferramentas de tecnologia.

A abrangência na utilização de Tecnologia da Informação – TI nos diversos sistemas organizacionais do município resulta em várias vantagens para os cidadãos, como exemplo, a organização, a agilidade e a precisão para uma oferta eficiente de serviços.
Desta forma, a Prefeitura oferece cada vez mais uma melhor qualidade nos serviços prestados à população, tornando-se referência na gestão tecnológica da saúde pública. Prova disso é o sistema Hygia, gerenciado pelo Instituto Municipal de Tecnologia da Informação – IMTI e utilizado na rede municipal de saúde.

Hygia

O Hygia é um sistema desenvolvido para o gerenciamento dos serviços na área de saúde. Foi concebido para suportar todas as atividades administrativas e de controle de uma rede ambulatorial constituída por Unidades Básicas de Saúde – UBS, Centros Regionais de Saúde - CRS, hospitais e laboratórios. Ele opera de forma automatizada um grande conjunto de atividades administrativas relacionadas com cadastramento de prontuários, exames de saúde, programas de vacinação, programas de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, faturas do SUS etc.

Operando de forma centralizada com um banco de dados, o Hygia acolhe os prontuários dos pacientes de toda a rede. Desta forma, a partir de qualquer unidade de saúde tem-se acesso aos dados do paciente que é cadastrado no sistema de prontuário unificado, de onde os dados do paciente são transmitidos de qualquer unidade de saúde, laboratório ou hospital.

O Hygia é apenas um dentre vários exemplos de projetos e ações que demonstram a preocupação da administração municipal com os munícipes e servidores, sempre fornecendo instrumentos necessários para inserir de forma eficaz as novas tecnologias na rotina de trabalho e, assim, facilitar a atuação dos trabalhadores e melhor o nível de atendimento para o usuário dos diversos serviços oferecidos.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).