Cidades

tecnologia

Papa adverte sobre risco de alienação nas redes sociais

Papa adverte sobre risco de alienação nas redes sociais

Redação

24/01/2011 - 12h28
Notícia sem imagem

O papa Bento 16 deu a sua bênção às redes sociais na segunda-feira, elogiando o potencial que elas têm, mas advertiu que a amizade online não substitui o contato humano real.

O pontífice de 83 anos, que não tem uma conta própria no Facebook, expressou sua opinião numa mensagem cujo título caberia muito bem no Tweeter. "Verdade, proclamação e autenticidade da vida na era digital".

Ele afirmou que as possibilidades das novas redes sociais oferecem "uma grande oportunidade", mas alertou sobre os riscos de despersonalização, alienação, comodismo e sobre o perigo de ter mais amigos virtuais do que reais.

"É sempre importante lembrar que o contato virtual não pode e não deve tomar o lugar do contato humano direto com as pessoas em todos os níveis de nossas vidas", disse Bento 16 na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, da Igreja Católica.

Ele pediu que os usuários das redes sociais se perguntem: "Quem é o meu ''vizinho'' nesse novo mundo?" e evitem o risco de estarem sempre disponíveis online, mas "menos presentes para aqueles que encontramos na nossa vida cotidiana".

Os horizontes vastos das novas mídias "exigem urgentemente uma reflexão sobre o significado da comunicação da era digital", disse ele.

O papa não citou o nome de nenhum site de rede social específico nem nenhuma aplicação, e recheou sua mensagem com termos como "compartilhamento", "amigos" e "perfis".

Ele afirmou que a rede social pode ajudar o "diálogo, troca, solidariedade e a criação de relações positivas", mas ele também fez várias advertências.

"A entrada no ciberespaço pode ser um sinal de busca autêntica para encontros pessoais com os outros, desde que se preste atenção para evitar os perigos como o de manter alguém num tipo de existência paralela ou de exposição excessiva ao mundo virtual", disse ele.

"Na busca por compartilhamento, por ''amigos'', há o desafio de ser autêntico e consciencioso, e não ceder à ilusão de construir um perfil público artificial".

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).