A Polícia Federal passou a emitir o passaporte com chip em todo Brasil. Mais seguro e moderno, o novo documento de viagem eletrônico proporciona mais agilidade, praticidade e conforto aos seus portadores. A tecnologia empregada permitirá a sua utilização, no futuro, em portais automatizados de controle migratório.
Segurança
Além do dispositivo eletrônico de gravação de dados (chip), o novo documento eletrônico conta com outros dispositivos de segurança como a marca d’água, fundo invisível, fio de segurança, fio de costura composta por três fios de alta qualidade e tinta opticamente variável.
Validade
Quem possuir o passaporte no modelo anterior (sem chip) e o documento ainda estiver dentro do prazo de validade não precisa se preocupar em requerer novo documento, pois o modelo sem chip continuará sendo aceito. A substituição acontecerá gradativamente, na medida em que os passaportes expirarem seu prazo de validade.
Cidades
INOVAÇÃO
PF já emite passaporte com chip em todo Brasil
PF já emite passaporte com chip em todo Brasil
Nova Etapa
Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS
Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários
04/11/2026 18h02
Compartilhar
Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Cidades
Arcebispo de Campo Grande apresenta ao Papa primeiro santuário dedicado a Carlo Acutis
O encontrou aconteceu no Palácio Apostólico, no sábado (31)
04/11/2026 17h54
Compartilhar
Dom Dimas Lara Barbosa na audiência com o Papa em 31 de outubro Divulgação, Vatican News
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES