Cidades

ESCOLA ATIVA

MS é referência nacional em programa

MS é referência nacional em programa

Redação

15/02/2011 - 15h21
Notícia sem imagem

Com o monitoramento da Secretaria de Estado de Educação (SED), o programa Escola Ativa em Mato Grosso do Sul é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como programa piloto e referência para outros estados brasileiros.

O programa, que é uma parceria entre o governo do Estado, Ministério da Educação e municípios, atende, atualmente, 711 alunos da rede estadual de ensino em 61 localidades e 7.865 alunos de 485 escolas municipais.

Conforme a coordenadora estadual do Escola Ativa, Patrícia Gatts, o objetivo do programa é melhorar a aprendizagem do alunos. “O Escola Ativa tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino do aluno do 1º ao 5º anos do ensino fundamental das salas multiseriadas (multianuais) da educação do campo” destacou a professora.

Ainda de acordo com a coordenadora, a Secretaria de Estado de Educação atua como supervisora do programa. “Os municípios aderem ao programa. A Secretaria de Estado de Educação faz o acompanhamento, monitoramento do desempenho dos alunos, formação de coordenadores e repassa as informações ao Ministério da Educação através do Sistema Integração de Monitoramento, Execução e Controle (Simec)” afirmou Patrícia. Este trabalho de monitoramento do desempenho via Simec fez com que Mato Grosso do Sul fosse reconhecido pelo MEC como Estado piloto para implantação do programa.

Entre as principais estratégias do Programa está a implantação nas escolas, de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores. Para participar, as escolas do campo que possuem classes multisseriadas nas séries iniciais do primeiro ao quinto ano devem apresentar condições mínimas de funcionamento e ter uma equipe técnica estadual e municipal para acompanhar a implantação e implementação do programa Escola Ativa. Os municípios podem aderir ao programa por meio do Plano de Ação Articulada (PAR).

O ministério oferece ainda, o suporte necessário para a implantação do programa e todo o material pedagógico, com uma didática específica no contexto da criança da educação do campo. São distribuídos, para todas as salas, três tipo de kits pedagógicos: ciência e história, matemática e alfabetização. Acompanham os kits, jogos de palavras. Em 2009 e 2010, a Secretaria de Estado de Educação realizou as formações, com 240 horas/aula, dos coordenadores municipais do programa, que são os responsáveis pela formação dos professores.







 

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).