Cidades

SAÚDE PÚBLICA

Com água contaminada, Salvador prevê epidemia

Com água contaminada, Salvador prevê epidemia

Redação

08/03/2011 - 11h38
Notícia sem imagem

A maior parte da água consumida em hotéis, restaurantes e camarotes do carnaval de Salvador está imprópria para consumo, com baixo teor de cloro e alta concentração de bactérias como Escherichia coli, presente nas fezes. Este é o primeiro ano em que a prefeitura fiscaliza a qualidade da água consumida no carnaval da cidade.

Das 15 amostras de água coletadas em camarotes nos últimos três dias, 60% estavam fora dos padrões para consumo. O índice chegou a 70% entre 16 amostras de hotéis e pousadas e a 80% em bares e restaurantes.

“A contaminação ocorre porque esses locais colocam a água tratada em reservatórios sem assepsia e com ligações sem higienização”, afirmou Lourenço Oliveira, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental da prefeitura.

Houve 32 notificações a estabelecimentos que mantinham água imprópria para consumo. Os locais, segundo a prefeitura, serão interditados caso não solucionem os problemas.

Segundo Oliveira, cerca de 80% dos casos de internações registrados após o carnaval em Salvador são decorrentes do consumo de água contaminada. “Nosso trabalho é para tentar reduzir essa sobrecarga nos hospitais”, disse.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).