Cidades

BALANÇO

Justiça Itinerante atinge 95% de acordos

Justiça Itinerante atinge 95% de acordos

Redação

11/03/2011 - 09h02
Notícia sem imagem

Em 2010 a Justiça Itinerante realizou 9.519 audiências. Desse total, em 95,1% das audiências houve a conciliação entre as partes. O percentual de acordo no ano passado superou ligeiramente 2009 quando foram 94% dos casos resolvidos por meio de um acordo. Nas duas unidades móveis foram realizados mais 39 mil atendimentos e o total de processos que tiveram início na 8ª Vara em 2010 foi de 9.883.

Dentre os casos tratados no juizado, foram 3.969 reconhecimentos de união estável e a conversão em casamento. Mais uma vez, foi o tipo de serviço mais procurado pelos cidadãos que buscaram atendimento na Itinerante. O divórcio direto ficou na segunda posição, com 1.036 acordos firmados e apenas 20 não firmados. O serviço assumiu o lugar ocupado em 2009 pela execução de alimentos que este ano registrou 636 acordos e o maior número de casos sem acordos: 193.

O bairro campeão de atendimento foi o Piratininga, com 6.400 ocorrências. Em segundo lugar ficou o São Conrado com 5.082 atendimentos. A menor procura foi registrada no bairro Caiçara, com 505 atendimentos, seguido pelo bairro Vila Popular, com 525 atendimentos.

O calendário das atividades para 2011 foi divulgado antes do recesso forense e pode ser consultado em www.tjms.jus.br/conteudo.php?pg=consultas/justica_itinerante.html.

Justiça Itinerante

A Justiça Itinerante é formada por dois ônibus que percorrem os bairros periféricos da Capital atendendo as demandas judiciais dos cidadãos, sem que eles tenham que se dirigir ao Centro da cidade. O serviço gratuito, oferecido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da 8ª Vara do Juizado Especial, busca conciliar todos os tipos de ações e quando não há acordo encaminha como ação para solucionar o conflito.

As unidades da Itinerante que atuam na Capital funcionam em consequência de parcerias com as universidades Anhanguera - Unaes e UCDB, tanto na estrutura física dos ônibus, quanto com a disponibilização de acadêmicos que auxiliam nos atendimentos.

Para usar o serviço, basta se dirigir até a unidade volante, no dia do atendimento, com todos os documentos em mãos e, se possível, com a outra parte envolvida no conflito. Quando não é possível, pode marcar a audiência, que na próxima visita a outra parte estará no ônibus por intimação da justiça. Havendo acordo, o juiz homologa a decisão, que tem valor jurídico idêntico ao de uma ação comum.

O cartório da Justiça Itinerante está localizado na rua Antônio Corrêa, 85, quase esquina com a avenida Fernando Corrêa da Costa, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino. O horário de atendimento é das 7 às 18 horas, sem intervalo de almoço. Informações no telefone (67) 3314-5503.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).