Cidades

Brasil/Mundo

EUA querem interrogar viúvas de Bin Laden no Paquistão

EUA querem interrogar viúvas de Bin Laden no Paquistão

Redação

08/05/2011 - 20h24
Notícia sem imagem

Após executarem, sozinhos, uma operação em um país estrangeiro, os Estados Unidos agora querem interrogar as três mulheres do terrorista Osama bin Laden, morto na última segunda-feira (2), no Paquistão. As viúvas do fundador da rede Al Qaeda estão sob custódia das autoridades paquistanesas.

A declaração foi dada neste domingo (8) pelo conselheiro de segurança da Casa Branca, Thomas Donilon, no mesmo dia que o presidente Barack Obama disse, em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede CBS, que o fundador da Al Qaeda recebeu “colaboração” no Paquistão.

Obama disse que não sabe dizer “que tipo de rede de colaboração” Bin Laden tinha à sua disposição. Disse ainda que é preciso investigar se havia membros do governo paquistanês ajudando o fundador da Al Qaeda.

As autoridades paquistanesas negaram qualquer envolvimento e mostraram grande desconforto com as declarações de Obama.

Segundo a agência Associated Press, até o momento o governo do Paquistão ainda não deu permissão a qualquer tipo de interrogatório por parte dos EUA com as viúvas do terrorista.

EUA desconfiam do Paquistão

Embora seja considerado um regime aliado dos EUA, o Paquistão é visto cada vez mais com desconfiança por Washington.

Embora fosse o homem mais procurado do mundo, Bin Laden vivia em uma cidade próxima à capital paquistanesa, Islamabad, e não em cavernas na área fronteiriça do Afeganistão, como se acreditava.

O maior sinal de desconfiança foi a própria operação que matou Bin Laden, executada unilateralmente pelos EUA, sem colaboração paquistanesa. Há, inclusive, contestação se a operação foi legal.

Segundo as declarações do conselheiro da Casa Branca, muitas informações ainda estão por vir à tona. Donilon disse que há uma grande quantidade de informações encontrada na casa de Bin Laden. Ele comparou o volume de material a de “uma pequena biblioteca de colégio”.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).