Cidades

SANESUL

Reajuste de 6,51% na tarifa de água é homologado

Reajuste de 6,51% na tarifa de água é homologado

Redação

06/06/2011 - 11h51
Notícia sem imagem

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do Estado (Agepan) publicou nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial do Estado (DOE) a portaria que homologa o reajuste anual de 6,51% nas contas de água e esgotos dos municípios atendidos pela empresa Sanesul. O valor passa a ser aplicado nas faturas que serão pagas a partir de 1º de agosto.

O índice foi calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), relativos aos doze últimos meses. A portaria nº 80, de 31 de maio de 2011 que regulamenta a homologação da Agepan está disponível na página eletrônica www.imprensaoficial.ms.gov.br .

Reajuste

Na prática, o consumidor que hoje gasta R$ 22,50, consumo mínimo cobrado pela Sanesul, passará a pagar aproximadamente R$ 24,00. De acordo com a empresa o impacto do custo da conta de água no salário mínimo, nos municípios atendidos por ela, vem diminuindo ano a ano. Em 2005, o valor representava 5,84% do salário mínimo. Neste ano, o percentual caiu para 4,4%.

O índice cobrado repõe perdas com a inflação e não inclui o aumento dos custos com insumos básicos como energia elétrica, tubulação de PVC, cimento, ferro e produtos químicos que tiveram um aumento médio de 10,96%. A energia elétrica foi o insumo que mais subiu no último ano, com 16,02% de aumento.

O reajuste será aplicado nos municípios de Amambaí, Anastácio, Alcinópolis, Angélica, Aral Moreira, Batayporã, Bodoquena, Camapuã, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Jardim, Jateí, Laguna Carapã, Nioaque, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Brilhante,Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Mundo Novo, Porto Murtinho, Nova Andradina, Três Lagoas e Terenos.

Tarifa Social

A Sanesul continuará oferecendo o benefício da Tarifa Social para as famílias de baixa-renda, com renda de até um salário mínimo. O desconto concedido é de 50% nas contas de água.

(com informações da Sanesul)

 

 



 

Operação

Dois são presos por tráfico em operação que apura ligação com facções em MS

Ação conjunta cumpriu três mandados em Brasilândia e apreendeu maconha, crack e balança de precisão; polícia investiga possível vínculo dos suspeitos com grupos rivais

05/11/2026 14h15

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864 PC/MS

Continue Lendo...

risco

Vídeo expõe buraqueira perto de ponte na rodovia MS-156

Caminhoneira afirma que houve tapa-buracos há poucos dias na rodovia, mas vídeo demonstra trecho próximo a ponte completamente esburacado

05/11/2026 12h35

Vídeo expõe buraqueira em MS-156

Vídeo expõe buraqueira em MS-156 Redes sociais

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).