O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), participa amanhã (30) da conferência sobre alcoolismo, promovida pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, em Campo Grande.
O evento acontece no Plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 14h. A abertura vai ser feita pelo deputado federal de Mato Grosso do Sul e presidente da Comissão Especial, Geraldo Resende. A secretária Estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, faz, às 14h20, a palestra inicial, com o tema “A Política de combate ao uso de Álcool em Mato Grosso do Sul”.
Os trabalhos terão continuidade com a participação de convidados para os paineis: A Experiência do tratamento do Alcoolismo em Campo Grande; Experiência da Fazenda da Esperança no Tratamento do Alcoolismo; Alcoolismos nas Aldeias Indígenas; A importância dos Alcoólicos Anônimos no Tratamento do alcoólatra. Após as exposições, haverá abertura para debates e perguntas. O encerramento está previsto para as 17h45.
Discussão nacional
A conferência irá promover um espaço para discussão com a sociedade sobre o consumo abusivo de álcool no Brasil, e as razões que determinam o seu aumento nos últimos cinco anos, principalmente entre os jovens. O debate faz parte de uma série de conferências estaduais que a Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas da Câmara dos Deputados vai promover em alguns estados brasileiros.
De acordo com Geraldo Resende, os debates partem das estatísticas alarmantes, segundo as quais o alcoolismo acomete 11,2% dos brasileiros que vivem nas 107 maiores cidades do país e responde por 60% dos acidentes de trânsito, aparecendo em 70% dos laudos das mortes violentas.
Segundo pesquisas, 65% dos estudantes de 1º e 2º graus consomem bebidas alcoólicas, índice acima do tabaco e o alcoolismo interferem em todas as atividades, por estar associado a atos de violência e dos acidentes, desde trânsito até de trabalho. As conferências regionais começam dia 30 de junho em Campo Grande e prosseguem nos dias 12 de julho, na Assembleia Legislativa de São Paulo, 18 de agosto, em Fortaleza (CE); 25 de agosto, em Belém (PA); e 15 de setembro, em Porto Alegre (RS).
A conferência de Campo Grande deve reunir as principais autoridades médicas do Estado, como Juberty Antônio de Souza, médico psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), além de Karina Paranhos, responsável pelo programa da saúde mental do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Alto Solimões, e a médica Fabiane de Oliveira Vick, indicada por Zelik Trajber, médico pediatra, chefe das Equipes Multidisciplinares do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul.