Cidades

TRÊS LAGOAS

Cidade poderá ganhar museu de arqueologia

Cidade poderá ganhar museu de arqueologia

Redação

08/07/2011 - 08h19
Notícia sem imagem


A prefeita Márcia Moura (PMDB) recebeu ontem (7), na sala de reuniões do Gabinete, o professor e diretor do Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Gilson Rodolfo Martins; a coordenadora do Laboratório de Pesquisas Arqueológicas da UFMS, Emília Mariko Kashimoto; e a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Vickie Vituri.
Na reunião, foram discutidas e analisadas propostas para que o Município possa criar, o mais breve possível, um Museu de Arqueologia. O local da instalação anda será definido. Com a criação do novo espaço, alunos da Rede Municipal e Estadual de ensino da Cidade e região, poderão realizar visitas ao no novo local, para aprimorar os conhecimentos na área de arqueologia. O ponto forte do novo Museu será a exposição de um grande acervo arqueológico que será montado.
Segundo o arqueólogo Gilson Rodolfo, os grandes empreendimentos que se instalam em Três Lagoas realizam antes de sua construção, estudos na área da futura fábrica, para que sítios arqueológicos possam ser descobertos. Empresas como a Companhia Energética de São Paulo (CESP), Petrobrás, MS Gás, Fibria e outras, são grandes incentivadoras no ramo da área de arqueologia.
“A Bacia do Rio Paraná é muito rica e possui muitos vestígios do homem na área de arqueologia. Três Lagoas possui 60 sítios arqueológicos e em sua região nós temos o registro de outros 200 sítios”, destacou o arqueólogo.
A administração do espaço será de competência da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura em parceria com a UFMS.
“A manutenção, limpeza e cuidados com o novo prédio, incluindo a segurança das peças, poderá ser de responsabilidade do Governo Estadual. Na Capital o governo cuida de toda esta área citada”, disse o professor.
Segundo Vickie, o Museu de Arqueologia “será uma vitrine turística para a Cidade. Isto faz com que os três-lagoenses se se sinta orgulhosos de ter em seu Município um Museu como este”, finalizou a diretora.

 


 

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).