Cidades

Brasil/Mundo

Cidade de MT terá divórcio coletivo para mais de 70 casais

Cidade de MT terá divórcio coletivo para mais de 70 casais

Redação

06/08/2011 - 06h00
Notícia sem imagem

Mutirões costumam ser organizados para construir. Na pequena cidade mato-grossense de Araputanga (340 km de Cuiabá), um evento do gênero vai viabilizar dezenas de dissoluções ao mesmo tempo.

Marcado para o próximo sábado (6), o primeiro divórcio coletivo da cidade já tem mais de 70 casais inscritos. A iniciativa é do juiz da comarca, Jorge Alexandre Martins Ferreira, em parceria com o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Segundo ele, a ideia surgiu da constatação de que a maioria dos divórcios realizados na comarca dizia respeito a uniões encerradas anos antes da oficialização. "O casal já estava separado há muito tempo e, por falta de informação ou por falta de condições financeiras, deixava de buscar a justiça para legalizar a situação", disse o juiz.

Mutirões nestes moldes só se tornaram possíveis a partir do ano passado, declarou o juiz, com a edição de uma emenda constitucional que simplificou os divórcios consensuais.

"Antes era necessário o arrolamento de testemunhas para comprovar o tempo de separação. Agora isso é necessário em alguns casos somente. Dentre eles, para provar brigas, para fazer partilha de bens ou ainda para resolver guarda dos filhos."

Por esse motivo, só serão aceitos no mutirão casais sem litígios a resolver e que querem se separar. Uma faculdade local disponibilizará, professores do curso de Direito para auxiliar pequenos acordos de partilha de bens. Em setembro, anunciou o juiz, haverá outro mutirão. Desta vez, para casamentos.

Cidades

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

A população poderá esclarecer dúvidas sobre doações de imóveis, inventários, partilhas, entre outros

05/11/2026 14h27

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Continue Lendo...

Operação

Dois são presos por tráfico em operação que apura ligação com facções em MS

Ação conjunta cumpriu três mandados em Brasilândia e apreendeu maconha, crack e balança de precisão; polícia investiga possível vínculo dos suspeitos com grupos rivais

05/11/2026 14h15

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864 PC/MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).