Como parte da programação de aniversário do município de Campo Grande (MS), a partir das 18h desta quinta-feira, o Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca) faz homenagem à imigração japonesa.
O evento está na quarta edição, é chamado de “Fim de Tarde Japonesa no Arquivo” e tem por objetivo valorizar os imigrantes que ajudaram no desenvolvimento e na composição da identidade étnica e cultural da cidade. Muitos japoneses que aqui chegaram, eram provenientes do navio Kasato Maru, que desembarcou no Brasil em 1908, trazendo o primeiro grupo de imigrantes nipônicos para o país.
As atrações do evento são apresentações culturais e exposições de fotos e documentos históricos. Para quem não conhece, poderá apreciar a dança okinawana do Grupo Odorê da Associação Okinawa, demonstrando características da cultura japonesa preservada pelos descendentes dos imigrantes. O Arca fica na Rua Pedro Celestino, 1378.
História
A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil teve início no final da década de 1910, necessitando de abundante mão-de-obra, que consequentemente, atraiu trabalhadores japoneses, sendo estes, uma das maiores forças de trabalho na época.
As obras da ferrovia tiveram duas frentes de trabalho, uma que partia da cidade de Bauru, interior de São Paulo e outra de Corumbá, no então Estado de Mato Grosso. Os trabalhadores japoneses se concentraram em ambas e chegavam ao Brasil pelo porto de Santos, onde eram recrutados para o trabalho na hospedaria dos imigrantes, na cidade de São Paulo, ou desembarcavam em Corumbá, provenientes de outros países da América do Sul, como por exemplo, o Peru.
A união dos trilhos em Campo Grande, na conhecida Estação de Ligação, fez com que grande maioria dos trabalhadores se fixasse na cidade, que possuía grandes extensões de terras. Os nipônicos adquiriram lotes, formando colônias e dedicando-se ao cultivo de hortifrutigranjeiro. Posteriormente, organizaram-se criando escolas e associações, permitindo a melhoria de vida.
Com informações da Fundac