Moradores e comunidades de vários bairros de Campo Grande passam a ter acesso a partir de hoje à inclusão digital. A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc), entrega oficialmente hoje, às 18h, 20 telecentros no auditório do Sebrae, localizado na avenida Mato Grosso, 1.661. O projeto faz parte do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentro BR, do Ministério das Comunicações.
Para o funcionamento do telecentros, a Prefeitura ofereceu a estrutura básica, com instalação elétrica e toda logística necessária. Em todos os telecentros serão oferecidos cursos de informática básica e avançada, controle e instalação de um conselho gestor, garantindo, assim, o funcionamento conforme as normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades.
A superintendente de Turismo e Planejamento, Maria do Carmo Petelinkar destaca que o programa do Ministério das Comunicações que visa levar a inclusão digital a todas as pessoas na Capital, periféricas e rural.
"Já recebemos os equipamentos que estão sendo instalados em comunidades escolhidas atendendo os critteiros do progama. São comunidades organizadas, e que congregam grande número de pessoas de segmentos e gêneros da cidade".
Ela destaca que nestes locais um instrutor, da própria comunidade foi treinado para atender no telecentro. "Nestes locais as pessoas poderão fazer matrículas na Reme pela internet, agendar consultas, fazer cursos, entre outros serviços", destacou.
A próxima meta é levar os telecentros as áreas rurais.
O titular da Sedesc, Edil Albuquerque considera a instalação dos telecentros um grande avanço tecnológico em Campo Grande. “Este é um momento muito importante para nós, administradores, e para os usuários dos computadores. O funcionamento desses equipamentos de informática nesses bairros irá gerar uma economia para as famílias. É isso que queremos”, frisou Edil.
Equipamentos
Cada telecentro será equipado com 11 microcomputadores com 11 mesas, 11 cadeiras, uma mesa do professor, um armário, um projetor multimídia, um roteador wireless, uma impressora, 11 estabilizadores, uma câmera de segurança, um servidor para internet e sistema de programas.
Entidades beneficiadas
- Associação de Moradores Aero Rancho II;
- Associação dos Trabalhadores Rurais de Mato Grosso do Sul;
- Associação de Moradores da Coophatrabalho;
- Associação de Moradores da Coophavilla II;
- Associação de Amparo a Família Projeto mais 1
- Associação de Moradores do Jardim Batistão;
- Associação de Moradores Maria Aparecida Pedrossian;
- Associação dos Produtores Rurais de Rochedinho
- Centro Comunitário Arnaldo Estevão de Figueiredo;
- Centro Social Dom Bosco;
- Fundação Social do Trabalho;
- Grupo de Apoio e Solidariedade Sul-mato-grossense Ação e Prevenção à Aids – Gass;
- Assembléia de Deus Nova Aliança Brasil Sede Nacional;
- Incubadora Municipal Zé Pereira;
- Incubadora Municipal Francisco Giordano Neto;
- Incubadora Municipal Mário Covas;
- Incubadora Municipal Norman Edward Hanson;
- Instituto de Ação Social de Desenvolvimento Educacional e Cultura – O Giro 380
- Instituto de Desenvolvimento Humano Social Econômico e Cultural Maná do Céu para os Povos.
- OBA Brasil – Observatório Ambiental.