Cidades

Brasil/Mundo

Gêmeas siamesas unidas pelo coração morrem em MG

Gêmeas siamesas unidas pelo coração morrem em MG

Redação

22/09/2011 - 06h00
Notícia sem imagem

As gêmeas siamesas Vitória e Viviane, de Timóteo, no Vale do Aço em Minas, morreram na terça-feira (13) na Santa Casa de Belo Horizonte. A informação só foi divulgada hoje (21). 

As meninas, filhas do pintor Renato Bragança, 23, e de uma adolescente de 17 nasceram dia 9 de junho e apresentavam uma cardiopatia complexa que impediu a intervenção cirúrgica. A equipe médica do hospital de BH concluiu, depois de sete dias de vida das recém-nascidas, que elas não poderiam ser separadas por que estavam unidas por um só coração.

Depois da constatação médica, as meninas travaram uma luta pela sobrevivência. Internadas e sem condições de voltar para a casa dos pais em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, as siamesas morreram no dia 13 de setembro. 

O hospital já atendeu a 28 gêmeos conjugados, muitos com sucesso. Mas as meninas são o 12º caso de siameses tratados pela Santa Casa de Belo Horizonte e que não puderam ser separados. Em todos os casos as crianças estavam unidas pelo coração.

O último caso de separação com final feliz foi das gêmeas Ana Clara e Ana Flávia Caovila. Elas chegaram à unidade, em 9 de novembro de 2007. Em 10 de maio, véspera do Dia das Mães, se submeteram a cirurgia de separação.

Segundo o cirurgião-chefe da Santa Casa, Manoel Firmato, a cirurgia é difícil e requer uma equipe com todas as facilidades de atendimento para receber as crianças. Ele participou de sete procedimentos para desunir siameses, inclusive o primeiro procedimento mineiro de sucesso, em 1984, quando que as gêmeas Sandra e Sônia Souza Silva foram separadas. As crianças, hoje mulheres de 27 anos, eram unidas pelo apêndice xifóide e abdômen.

De acordo com o Hospital e Maternidade Vital Brazil São Camilo, onde Vitória e Viviane nasceram, a probabilidade de ocorrência do caso como o delas é de apenas um em cada 40 mil nascidos.

As gêmeas morreram com peso próximo de 900 gramas. Elas apresentaram insuficiência cardíaca, faziam uso de medicamentos para o coração e eram alimentadas por uma por sonda nasogástrica.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).