Cidades

ORÇAMENTO DA UNIÃO

Assembleia Legislativa apresenta sugestões

Assembleia Legislativa apresenta sugestões

Redação

04/10/2011 - 00h01
Notícia sem imagem

Deputados estaduais, prefeitos e outros representantes da sociedade apresentaram ontem (03), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sugestões à CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização) do Congresso Nacional para serem incluídas no PPA (Plano Plurianual) do período 2012-2015 e no Orçamento do próximo ano.

Dos sete relatores setoriais do Orçamento, dois são de Mato Grosso do Sul: deputado federal Edson Giroto (PR) e senador Delcídio do Amaral (PT). Giroto é relator da área temática Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Delcídio da área de Infraestrutura. “Vejo que Mato Grosso do Sul ganha maior participação no Orçamento”, destacou o governador André Puccinelli (PMDB).

Entre as propostas apresentadas estão investimentos nas ferrovias Norte-Sul e Ferroeste; na rodovia Sul-Fronteira; na ponte sobre o rio Paraná; inclusão do Pantanal no programa Luz para Todos; destinação de, no mínimo, 10% do orçamento para a saúde, seguindo o que determina a Emenda 29; investimento em infraestrutura de assentamentos rurais; e a previsão de transferência de recursos para o Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas, entre outras sugestões.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Jerson Domingos (PMDB) abriu os trabalhos ressaltando a importância da participação da população e de seus representantes no debate, “contribuindo para o desenvolvimento econômico-social do país”.

Já o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PR), entregou pedido para beneficiar alguns municípios sul-mato-grossenses, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura.

O relator Geral da Receita do Planejamento da Lei Orçamentária Anual 2012, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), ressaltou a importância de ouvir os anseios da população e colher sugestões. “Nosso objetivo é sensibilizar a população para que participe efetivamente da discussão da alocação dos recursos públicos federais, tornando o processo orçamentário acessível e transparente”, disse.

Para Giroto, a discussão mais importante é com relação ao PPA, com receita estimada de R$ 5,4 trilhões, porque nele consta o planejamento para os próximos quatro anos. Ele destacou ter uma grande preocupação com o investimento no setor de infraestrutura, desafogando o setor rodoviário. “A grande ferrovia brasileira tem que passar por Mato Grosso do Sul”, informou.

Delcídio também defendeu, entre outras coisas, investimento no setor ferroviário e a inclusão do Pantanal no Luz para Todos. “Se é ‘Para Todos’ tem que ter o Pantanal”, afirmou.

Já os senadores sul-mato-grossenses Waldemir Moka (PMDB) e Antônio Russo (PR) afirmaram serem necessários mais recursos para a saúde. “Temos que discutir os recursos para a saúde. Os prefeitos pagam a conta. É uma questão também orçamentária”, comentou Moka.

Os próximos seminários regionais serão em João Pessoa (Paraíba); Salvador (Bahia); São Paulo (São Paulo); Curitiba (Paraná); Porto Alegre (Rio Grande do Sul); Goiânia (Goiás); Porto Velho (Rondônia); Rio Branco (Acre); Vitória (Espírito Santo), e Uberlândia (Minas Gerais).


Fonte: Assembleia Legislativa MS

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).