Cidades

CEARÁ COM TAPAJÓS

Agetran instala semáforo inteligente na Capital

Agetran instala semáforo inteligente na Capital

Redação

06/10/2011 - 16h15
Notícia sem imagem

Na tarde de ontem (05), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) instalou uma nova tecnologia semafórica para quem acessa a Rua Ceará pela Rua Tapajós, conhecida como Laço Indutivo. Com o recurso, o semáforo da Tapajós abre somente quando existirem carros aguardando.

A estrutura do semáforo da Rua Tapajós se camuflaria, se não fossem os Laços Indutivos implantados no asfalto metros antes da faixa de pedestre. Ao passar sobre ele, o veículo comunica ao semáforo que há uma demanda de acesso à Rua Ceará.

Ao abrir, o semáforo se mantém verde por oito segundos até que outro carro cruze o laço Indutivo, o que gera mais quatro segundos de sinal aberto e assim por diante, até o limite de 28 segundos. Na via, a sinalização horizontal também foi reforçada.

De acordo com o diretor do Departamento de Sinalização Semafórica da Agetran, Mauro Alves Chaves, a instalação deste primeiro semáforo com a tecnologia do Laço Indutivo - um investimento de cerca de R$ 6.600,00 - faz parte de um projeto piloto em Campo Grande, cujos resultados da experiência poderão acarretar em novos investimentos em outros cruzamentos ociosos.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).