Cidades

IBGE

Corumbá perde título de maior rebanho bovino

Corumbá perde título de maior rebanho bovino

Redação

27/10/2011 - 07h26
Notícia sem imagem

Apesar do aumento do rebanho bovino do país em 2010, quando foram registradas 209,5 milhões de cabeças, acréscimo que significou 2,1% em relação a 2009, Corumbá perdeu o título de município do Brasil com maior número de cabeças de gado.

Os dados apresentados nesta quarta-feira, 26 de outubro, pelo IBGE, no levantamento intitulado Produção da Pecuária Municipal, mostram que o município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, ultrapassou a cidade sul-mato-grossense, ao contabilizar 2 milhões de cabeças. Corumbá, que registrou 1,9 milhão de cabeças, assume agora a segunda posição no ranking nacional, seguida da cidade de Ribas do Rio Pardo, também em Mato Grosso do Sul, com 1,2 milhão.

Entretanto, Corumbá é campeã no rebanho equino, com 29,9 mil animais. Na sequência surgem as cidades localizadas no estado do Rio Grande do Sul: Santana do Livramento, com 23,1 mil, e Dom Pedrito, com 18,4 mil. Em relação aos equinos, o rebanho, segundo o IBGE, permaneceu estável entre 2009 e 2010, na faixa dos 5,5 milhões de cabeças. Esse rebanho tem grandes participações nas regiões Nordeste (24,8%), Sudeste (24,6%) e Centro-Oeste. (20,4%).

O município de Corumbá também é citado como um dos que aglutinam maiores rebanhos de muares (burros e mulas). Nesse efetivo, Corumbá aparece na terceira colocação com 4,3 mil exemplares. Na sua frente, estão dois municípios paraenses: Novo Repartimento, com 4,7 mil, e São Félix do Xingu, com 7,9 mil cabeças. Nacionalmente, o rebanho permaneceu-se estável em relação a 2009, contabilizando 1,3 milhão de cabeças.

Os dados completos da pesquisa podem ser conferidos no site do IBGE (www.ibge.gov.br). 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).