Cidades

mundo

Berlusconi nega rumores sobre renúncia

Berlusconi nega rumores sobre renúncia

Redação

07/11/2011 - 23h00
Notícia sem imagem

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, negou nesta segunda-feira os rumores de que irá renunciar para que um novo governo possa implementar reformas econômicas no país, em meio à crise na zona do euro.

“Os rumores de minha renúncia são infundados", disse ele em sua página no Facebook. Mais cedo, jornais italianos tinham informado que a renúncia do líder seria anunciada em questão de horas.

No sábado, milhares de italianos participaram de uma manifestação em Roma convocada pelo Partido Democrata (PD) para pedir a renúncia do premiê.

Segundo a oposição, Berlusconi não tem mais apoio da maioria dos parlamentares e não é capaz de tirar o país da crise econômica.

Na semana passada, dois deputados do partido de Berlusconi, o PDL, desertaram para o centrista UDC, reduzindo a bancada pró-Berlusconi para prováveis 315 parlamentares, um a menos que a maioria absoluta.

Diversos deputados de centro-direita disseram considerar a possibilidade de abandonar o premiê antes da votação sobre as finanças públicas italianas, que acontece na terça-feira. No domingo, porém, Berlusconi afirmou que tinha “checado os números” e que ainda tinha maioria no Parlamento.

O ministro italiano de Administração Pública, Renato Brunetta, admitiu em entrevista à TV nesta segunda-feira que o governo tem um “problema numérico” no Parlamento e que, se não houver maioria na votação de terça-feira, “todo mundo vai para casa”. O ministro do Interior, Roberto Maroni, concordou e acrescentou: “É inútil insistir.”

No mês passado, Berlusconi foi submetido a um voto de confiança e conseguiu o apoio da maior parte do Parlamento a uma moção de confiança ao seu governo. Caso saísse derrotado na ocasião, o premiê teria de renunciar ao cargo.

A vitória de Berlusconi, porém, foi apertada: 316 parlamentares votaram a favor da moção de confiança, enquanto 301 votaram contra.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).